Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Policial

Delegado convoca líderes indígenas para explicar invasão de área na Nova Tereré

O delegado pretende ouvir os líderes da ocupação e vai alertar a eles sobre o risco – de serem alvos de processos – caso mantenham a ocupação.

Flávio Paes/Região News

28 de Julho de 2014 - 16:44

Diante da ocupação de 3,2 hectares remanentes do loteamento Jardim Petrópolis, o delegado Enilton Zalla decidiu cobrar explicações sobre a invasão das lideranças indígenas das aldeias urbanas Tereré e Nova Tereré. O delegado pretende consultar a Prefeitura e o Ministério Público Estadual para se certificar de que a área é de preservação ambiental.

Se esta informação for confirmada, ele pretende instaurar inquérito para garantir sua desocupação caso as famílias não tomem a iniciativa por conta própria. "Embora sejam índios, eles não estão acima da lei. Não podem entrar numa área verde, derrubar árvores, abrir ruas por conta", observa o delegado.

Segundo informações a área pertence a Silvio Muralha, caso a informação se confirme, é quem teria a prerrogativa de acionar a justiça pela reintegração de posse. Pela manhã o delegado conversou com lideranças das duas comunidades indígenas e todos garantiram que não incentivaram, nem organizaram a ocupação iniciada há uma semana.

O vereador Sérgio Bolzan também foi ouvido pelo chefe da DEPOL. Ele se eximiu de responsabilidade pela invasão. Garantiu que apenas vem fazendo gestões junto á Prefeitura para viabilizar a compra ou desapropriação da área para atender famílias que hoje pagam aluguel ou aquelas que construíram barracos em áreas de risco na Nova Tereré.

O delegado pretende ouvir novos líderes da ocupação e vai alertar a eles sobre o risco – de serem alvos de processos – caso mantenham a ocupação e continuem desmatando a área. Um chacareiro também procurou a Polícia porque teve parte de sua cerca arrancada pelos ocupantes da área.