Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Policial

Funcionário aproveitava distração de vigia para furtar carros 0km, diz polícia

Ele era testador de veículos novos em concessionária de Campo Grande. Além do funcionário, sete pessoas foram presas e uma está foragida.

G1 MS

29 de Julho de 2014 - 08:08

O ex-funcionário indiciado por furtar nove veículos zero km de uma concessionária de Campo Grande cometia os crimes durante o expediente, segundo a delegada responsável pelas investigações, Gabriela Stainle, da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv).

Ao G1, a delegada disse que, em depoimento, o ex-funcionário confessou o crime e explicou que o esquema da quadrilha começava depois que ele retirava os carros do pátio. No local, não havia câmeras de segurança.

"Começa no funcionário, que tirava os veículos já com comprador certo. Ele disse que aproveitava a distração dos vigilantes e, como tinha acesso ao pátio, com crachá e tudo, ele simplesmente manobrava o veículo até a proximidade, durante o dia, durante o expediente", explicou Gabriela.

O rapaz era encarregado de testar os automóveis e estava na empresa há cerca de um ano. Ainda conforme Gabriela, ele foi desligado da empresa depois de ser preso, na sexta-feira (25).

"Depois de retirar os veículos de dentro do pátio, ele [funcionário] estacionava os veículos na região da concessionária e fazia contato com outra pessoa, que ia buscar os carros. Este integrante então, repassava os carros para outra pessoa, que com ajuda de outros suspeitos e de um despachante, emplacava e vendia esses veículos", explicou.

Funcionário aproveitava distração de vigia para furtar carros 0km, diz políciaO funcionário foi indiciado por furto qualificado e receptação e vai responder pelos crimes em liberdade, porque foi solto no fim de semana, por força de um habeas corpus. Ele já tinha passagem pela polícia pelo crime de falsidade ideológica.

Subtração de veículos
Ainda segundo a polícia, o caso começou a ser investigado quando a concessionária registrou o primeiro boletim de ocorrência por subtração de veículo, em novembro.

Depois disso, foram mais dois registros, em dezembro e março. Dois dos nove automóveis foram recuperados e serão devolvidos à companhia. Os demais ainda não foram localizados.

Os carros foram apreendidos com pai e filho, que disseram à polícia ter comprado os veículos por cerca de R$ 28 a 30 mil cada carro. Mas, durante as investigações, a delegada diz que ficou comprovado que eles pagaram R$ 5 mil por veículo.

Emplacamento
Dois veículos chegaram a ser emplacados no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) com nota fiscal falsa e foram revendidos para um empresário e para o filho dele.

O emplacamento só foi possível conforme a delegada, porque a quadrilha adulterou uma nota fiscal de compra de óleo automotivo na concessionária e transformou em notas fiscais de compra de veículos. A delegada afirma ainda que não há indícios de participação de funcionários do Detran no crime.

Prisões
Oito pessoas foram presas na sexta-feira (25) suspeitas de integrar a quadrilha de receptadores. Seis suspeitos continuam presos, dois foram indiciados e responderão em liberdade e um dos integrantes da quadrilha continua foragido, segundo Gabriela.

Os integrantes da quadrilha foram indiciados por crimes como furto qualificado pelo abuso de confiança, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, receptação e associação criminosa. Apenas um dos integrantes do grupo não tinha passagem pela polícia. A delegada também não descarta o envolvimento de mais pessoas na cadeia de receptação.