Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Projeto de incentivo a leitura é desenvolvido no Recanto do Saber de Jateí

O prefeito Arilson Targino ressalta que as crianças que ingressam na educação infantil, recebem um carinho especial de todos os funcionários

Valéria Batista

29 de Julho de 2014 - 09:42

No munícipio de Jateí no Centro Municipal de Educação Infantil Recanto de Saber esta sendo desenvolvido o Projeto “Plante uma semente e colha um leitor” com os alunos do Maternal II A matutino e vespertino, na direção de Maria Raimunda Bezerra através da Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer.

Neste projeto pretendem-se inserir o ato de ler de todos os envolvidos na construção do conhecimento escolar, como professor, alunos, pais e equipe pedagógica, na qual se trata de uma posição desafiadora amorosa e trabalhosa das educadoras responsáveis.

A secretária de educação Eleni Felipe explica que o projeto vem com intenção de proporcionar aos alunos condições reais de interação ao mundo letrado, aonde estes venham a descobrir que a leitura traz prazer e moção aquele que tem o hábito.

“Não basta apenas ter consciência de que a leitura é indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato se torne uma realidade concreta na vida de cada individuo, começando na educação infantil” explica Eleni.

Tendo como educadoras responsáveis Telma, Nívia, Etelaine, Netusia e Anita, o objetivo é desenvolver habilidades relacionadas a leitura e interpretação,estimulando no alunos o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo  na formação de valores e construção da cidadania, com aulas expositivas dialogadas e interativas, roda de leitura, dramatização, parceria com os pais por meio de contação de histórias, visitas na biblioteca central entres muitas outras atividades.

O prefeito Arilson Targino ressalta que as crianças que ingressam na educação infantil, recebem um carinho especial de todos os funcionários, que com frequência são capacitados constantemente pela secretaria de educação, preservando principalmente o hábito e incentivo pela boa leitura.

“O mundo precisa preservar e cultivar o habito da leitura, pois é importante que as sementes sejam muito bem plantadas, cuidadas e selecionadas, pois não se forma bons leitores se eles não têm um contato intimo com os textos” finaliza o prefeito.