Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Sisutec divulga primeira chamada de aprovados; matrícula começa quarta

Mais de 289 mil vagas são oferecidas pelo sistema em cursos técnicos. Matrícula vai entre quarta e sexta; segunda chamada sai no dia 5 de agosto

G1

29 de Julho de 2014 - 13:10

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta terça-feira (29) a lista de candidatos aprovados na primeira chamada da edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os selecionados devem fazer a matrícula entre a quarta (30) e a sexta-feira (1º de agosto) diretamente na instituição de ensino. Consulte a lista de selecionados.

A segunda chamada vai ser divulgada em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

Às 18h de sexta-feira (25), o sistema registrava mais de 318.671 candidatos inscritos, segundo balanço parcial divulgado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC Aléssio Trindade. As inscrições inicialmente terminariam às 23h59 de sexta, mas o MEC decidiu prorrogar o prazo até as 23h59 deste domingo.

Maioria das vagas no ensino privado
No total, a edição deste semestre oferece 247.888 vagas em instituições privadas (IES e escolas técnicas); 10.457 em escolhas públicas (institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais) e 30.996 no Sistema S (Senai e Senac). Todos os cursos, porém, são gratuitos.

Segundo o MEC, 85% das vagas do Sisutec são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Apenas estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 puderam fazer inscrição no site.

Neste semestre há vagas para o Sisutec em todos os estados brasileiros, sendo que a maior parte está concentrada em São Paulo (79.274 vagas), em Minas Gerais (40.112) e no Rio Grande do Sul (20.527).

Os principais cursos técnicos ofertados nesta edição são técnico em logística (40.712 vagas), em segurança do trabalho (29.397), em enfermagem (25.557), em informática (21.819) e em edificações (9.171).

Veja os cursos oferecidos no Sisutec do meio do ano:
Técnico em logística
Técnico em segurança do trabalho
Técnico em enfermagem
Técnico em informática
Técnico em edificações
Técnico em radiologia
Técnico em eletrotécnica
Técnico em redes de computadores
Técnico em massoterapia
Técnico em meio ambiente
Técnico em mecânica
Técnico em informática para internet
Técnico em gerência de saúde
Técnico em computação gráfica
Técnico em estética
Técnico em programação de jogos digitais
Técnico em farmácia
Técnico em análises clínicas
Técnico em eletrônica
Técnico em cuidados de idosos
Técnico em química
Técnico em manutenção e suporte em informática
Técnico em desenho de construção civil
Técnico em nutrição e dietética

Sobre o sistema
O Sisutec reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

O Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelo MEC para selecionar alunos para vagas em cursos de graduação. Pela internet, os estudantes que fizeram o Enem usam seus dados do exame (número de inscrição e senha) para se inscreverem no sistema. Lá, poderão escolher até duas opções de cursos, dentro das modalidades de concorrência (ampla concorrência ou pelas cotas).