Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Programa Antitabagismo entrega certificados em Jateí

Coordenado pela psicóloga Janine Uchida, o programa conta com o apoio das equipes de saúde da família (PSF)

Valéria Batista

30 de Julho de 2014 - 11:00

No município de Jateí a equipe do Programa Antitabagismo, na manhã de ontem terça-feira (29) em solenidade promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, entregou os certificados à ex-fumantes participantes do programa.

Coordenado pela psicóloga Janine Uchida, o programa conta com o apoio das equipes de saúde da família (PSF), tais como: enfermeiras, médicos, psicóloga, agentes comunitários de saúde, nutricionista, farmacêutica e fisioterapeuta, com respaldo do prefeito Arilson Targino.

O grupo de Controle e Combate ao Tabagismo com muita descontração, em confraternização comemorando a grande vitória dos participantes, concedeu a entrega de certificados a cinco ex-fumantes que durante cinco meses de tratamento com o intuito de abandonar a dependência, teve a conquista há quatro meses em abstinência ao fumo. Considerado muito satisfatório, uma estimativa para o município de 70% de aproveitamento com total sucesso.

 A coordenadora do programa, Psicóloga Janine Uchida, na ocasião ressaltou que muitas pessoas desejam parar de fumar, mas são poucas que conseguem, pois exige muita força de vontade e dedicação, sendo que em Jateí fazendo parte deste grupo apenas três desistiram.

O programa visando transformá-los em agentes multiplicadores no combate ao fumo consistiu em conscientizá-los dos malefícios do tabagismo, proporcionando o tratamento através de encontros semanais, onde foi feito o acompanhamento psicológico e uso das medicações (quando necessário). “Estão todos de parabéns, é uma verdadeira conquista, pois sabemos que não é fácil, mas peço que continuem nesta luta diária” diz a coordenadora, reforçando os agradecimentos a sua equipe de trabalho, e se colocando a disposição dos pacientes.

O Secretário de Saúde Geberson Alves que esteve durante a solenidade, parabenizou a dedicação e força de vontade dos participantes, ressaltando que ambos estão sendo exemplos para a família, pois além do contexto social, auxilia para saúde pública, evitando transtornos futuros.

“O importante é visar à prevenção, pois é melhor fazer ações preventivas do que encaminhar pacientes para tratamento de saúde” garante o secretário. O Programa terá continuidade já com um novo grupo formado, mas caso haja fumante que deseja parar, procure um agente de saúde ou na Clínica de Atendimento Municipal Multidisciplinar e se informe sobre o programa.