Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

"Geração de Campeões" quer formar 500 atletas

A ideia é fornecer treinamento para atingir alto rendimento, profissionalização e qualificação nacional e internacional

Diário Digital

07 de Agosto de 2014 - 15:07

Formar cerca de 500 atletas de diversos bairros, em seis modalidades de esporte em Campo Grande é o objetivo do projeto "Geração de Campeões".

"Aqui em Campo Grande podem surgir os 'Neymares' da vida, queremos criar atletas. Essa iniciativa tem o objetivo de tornar os jovens pessoas melhores. O esporte nos disciplina, nos molda, é um meio de transformação social", comentou o prefeito Gilmar Olarte, durante o lançamento do projeto, na Escola de Governo, na tarde de ontem, dia 6 de agosto.

O projeto é uma parceria da prefeitura da Capital com a Fundação Municipal de Esporte (Funesp). Em Campo Grande, serão 12 Centros de Aperfeiçoamento de Atletas, que poderão ser utilizados pelos alunos, selecionados por professores em diversas escolas da cidade. As escolinhas da Funesp em Campo Grande também trabalharão com a seleção de jovens.

"Mesmo que algum jovem interessado não seja selecionado, ele pode ir até um dos centros e procurar os professores. Depois serão avaliados e o professor irá dizer se o jovem poderá participar", explica o coordenador do projeto, Júlio Sandin. O objetivo também, segundo Júlio, é melhorar o desempenho técnico e físico dos jovens. "O projeto dará a oportunidade para os iniciantes melhorem e para aqueles que já têm experiência dar uma continuidade nos treinamentos", explica.

Nessa quarta, durante o lançamento, alunos que farão parte do projeto ocuparam o auditório da Escola de Governo. São jovens, de 11 a 17 anos, que receberão uma preparação esportiva. As ações do projeto também são voltadas para tirar jovens da rua, do álcool e das drogas. "Os jovens sairão das ruas e irão para o campo, para a quadra, porque serão diversas modalidades para treinamento. Nosso maior objetivo com o esporte é diminuir a violência, tirar os jovens das dependências, como uma resposta a nossa Campo Grande", falou Gilmar.

O presidente da Funesp, José Eduardo Amâncio da Mota, também presente no lançamento, disse que, além da formação dos atletas, os centros serão de excelência com parcerias para atingir a inclusão social e a formação do caráter dos participantes.

“O projeto é uma parceria da prefeitura, de federações esportivas e da iniciativa privada, e estamos trabalhando para proporcionar aos campo-grandenses a formação de atletas de alto rendimento, garantindo também a inclusão social por meio do esporte e desses locais distribuídos pela cidade”, explica.

O projeto: "Geração de Campeões" prevê o treinamento de jovens em seis modalidades esportivas com os profissionais de Educação Física da Funesp. Serão treinados e capacitados 80 atletas por polo, do sexo masculino e feminino.

De forma gratuita as modalidades serão Basquete, Handebol, Futebol, Natação, Voleibol e Vôlei de Praia, a serem ministradas nos locais conquistados por meio das parcerias, nos ginásios do Rádio Clube Campo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mace, Sindicato dos Bancários e Sest/Senat, além do Ginásio Guanandizão e do Parque Tarsila do Amaral, de domínio do município.