Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Segundo FUNASA, Plano de Saneamento Básico de Deodápolis deverá ser concluído ainda este ano de 2014

A reunião, que foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, contou com a presença de outros funcionários das gerencias municipal

Assessoria da Prefeitura

21 de Agosto de 2014 - 08:26

A Prefeita Maria Viana e a Gerente de Meio Ambiente Solange Ancelmo receberam nesta semana em Deodápolis a visita do Sr. Bento Machado, Técnico da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). A reunião, que foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, contou com a presença de outros funcionários das gerencias municipal.

Segundo a Solange Anselmo, na pauta foi discutida a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Deodápolis que esta em andamento e que deverá ser concluído até o final deste ano de 2014. Baseado na Lei Federal 11.445 de 2007, o plano é uma exigência do Governo Federal.

"A vinda do Sr. Bento, Técnico da FUNASA em nosso município, serviu para nos trazer mais informações frente ao termo de referencia da FUNASA para que Deodápolis siga o padrão e o passo a passo correto para a elaboração do Plano de Saneamento Básico exigido pelo Governo Federal. Inclusive, este plano, depois de finalizado, será enviado para aprovação no legislativo. Nós começamos a elaboração deste plano no final do ano de 2013 com a formação dos comitês de coordenação e execução do plano!" destacou Solange. 

Para a Prefeita Maria Viana a visita do técnico demonstra também a preocupação do executivo em dar maior acesso a população nas normas que irão fazer parte do Plano de Saneamento Básico do Município.

"A partir de 2015, o Governo Federal não irá enviar recursos para as áreas de saneamento para as cidades que não estiverem com o Plano de Saneamento regularizado, por isso as informações que o Técnico da FUNASA nos traz é de grande importância para que tudo ocorra dentro dos prazos previstos!" ressaltou Maria Viana. 

Durante a reunião foram pontuados os quatro eixos que fazem parte da elaboração do plano que são: Abastecimento de água, Esgotamento Sanitário, Drenagem e Resíduos Sólidos. Segundo Solange, atualmente os comitês estão na fase de diagnostico que identificará a realidade do município nas quatro áreas apresentadas.