Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Agricultura Familiar de Sucesso é destaque no município de Antônio João

O Assentamento Vera Nilda, implantado inicialmente através de financiamento coletivo, hoje se encontra em plena produção

Seprotur

21 de Agosto de 2014 - 14:15

Oitenta e seis famílias de trabalhadores rurais da região do município de Antônio João sonhavam em ter acesso à terra para que pudessem dela tirar sua subsistência e melhorar a vida de seus familiares com a comercialização do excedente da produção.

Tiveram conhecimento do Programa Nacional de Crédito Fundiário, no ano de 2007, e, finalmente, através do PNCF, conseguiram adquirir a Fazenda Vera Nilda, posteriormente dividida em 86 lotes de 4,5 hectares para que pudessem concretizar o sonho de produzir em terras próprias.

Com o intuito de conhecer este trabalho de perto, o secretário Executivo do CEDRS/MS, Carlos Roberto Gonçalves, com Aristóteles Ferreira Júnior, fez uma visita, representando a Seprotur, aos produtores que se instalaram naquela região. O que encontraram ali foi um trabalho capaz de encher de orgulho qualquer sul-mato-grossense.

Valdete Franco dos Santos, por exemplo, é um dos agricultores que hoje desenvolve o seu trabalho com muita competência e respeito ao próximo, ajudando seus vizinhos e partilhando experiências adquiridas ao logo da sua vida. Trabalhou em várias ocupações como empregado até conseguir o seu “pedaço de chão”.

O Assentamento Vera Nilda, implantado inicialmente através de financiamento coletivo, hoje se encontra em plena produção e os compromissos coletivos para aquisição da terra atualmente são de responsabilidade individual, sendo que cada produtor pode, individualmente, planejar a sua atividade produtiva e financeira.

As terras da fazenda foram escolhidas em função do grau de fertilidade, topografia, aspectos ambientais, disponibilidade de água, próximo à cidade com facilidade de escoamento da produção, entre outros quesitos necessários à exploração agropecuária.

A Associação Progresso – Assentamento Vera Nilda teve também como preocupação obter o apoio do prefeito de Antônio João. Atualmente os associados são beneficiários do apoio municipal através da manutenção das estradas vicinais, assistência à saúde, transporte escolar e aquisição de alimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Valdete e seus companheiros são beneficiários do Programa de Eletricidade Luz para Todos e também do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que custeia o processo produtivo e aquisição de máquinas agrícolas.

Foram feitos investimentos na propriedade como: construção de casa para moradia, mangueiro, cercas, bombeamento de água, compra de vacas leiteiras e um utilitário para a entrega dos produtos das mercadorias na cidade.

A terra é preparada para o plantio com máquina própria e patrulha mecanizada cedida pelo governo do Estado com a prefeitura, e os técnicos da Agraer. A preocupação com a preservação do meio ambiente é constante, principalmente com a preservação de 20% da área sem cultivo e proteção dos mananciais e cursos de água.

Os animais bebem água bombeada para bebedouros, não acessando o curso d'água ou transitando na mata ciliar. Realizam também o aproveitamento dos restos culturais que são utilizados na alimentação dos animais domésticos e também como compostagem na cobertura do solo como fonte de material orgânico.

O Sítio Vitória é explorado familiarmente por Valdete e Rosenilda Rodrigues da Silva, sua esposa, de uma maneira bem racional praticamente utilizando a totalidade da área com diversidade de produção: hortaliças, mel, cana, milho, frutas, além de criação de gado, suínos e galinhas.

Atualmente os produtores através da Associação Progresso estão em negociações com a Prefeitura de Antônio João com o intuito de criar a feira do produtor que com certeza irá potencializar a comercialização dos produtos agrícolas.