Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Fetems cobra reajuste salarial de 12% para os professores da rede municipal em Maracaju

A Fetems não aceita a explicação da prefeitura em não reajustar o salário do magistério, com o argumento de já gastar mais do que recebe do FUNDEB.

Flávio Paes/Região News

22 de Agosto de 2014 - 07:42

A Prefeitura  de Maracaju pode enfrentar problemas  com os professores da rede municipal ao decidir não conceder reajuste o salarial para a categoria, propondo apenas a incorporação do abono de R$ 120,00 que paga ao magistério.

O secretário de políticas municipais da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Ademar Rosa Plácido, esteve na cidade em reunião com a categoria. Ele defende um  aumento de pelo menos 12%.

A Fetems não aceita a explicação da prefeitura em não reajustar o salário do magistério, com o argumento de já gastar mais do que recebe do FUNDEB em folha de pagamento. “Essa não é uma justificativa plausível, pois no período de janeiro a julho deste ano, houve um crescimento de mais de 12% no repasse do fundo”, argumenta o dirigente da FETEMS. 

“Mostramos aos representantes das escolas municipais que somente no primeiro trimestre deste ano, os repasses tiveram um incremento de 16,14% (média de janeiro, fevereiro e março) se comparado ao ano passado. Se há esse crescimento considerável por que não há reajuste salarial?”, questiona.

Plácido lembra que o que a prefeitura avalia como reajuste, a incorporação da gratificação de R$ 120,00 aos salários dos servidores, é apenas uma acomodação e não um ganho real. “Eles já ganhavam isso. A única diferença é que agora faz parte do salário, não é mais uma gratificação. Mas e o aumento real?”, pergunta.

“A categoria através do SIMTREMA, não irá se calar e está se mobilizando para demonstrar a sociedade o descontentamento com a atitude dos gestores públicos, estamos solicitando ao Ministério Público, uma investigação sobre o uso das verbas destinadas a Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)”, afirma o representante da Federação.