Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Facções petistas cruzam os braços em agenda política de Delcidio a Sidrolândia

Era visível no semblante de algumas lideranças, minutos antes do início da carreata (iniciada com quase 1h de atraso) a indiferença ao ato.

Marcos Tomé/Região News

25 de Agosto de 2014 - 10:19

A indigesta agenda do candidato petista Delcídio do Amaral na tarde do último sábado ao município de Sidrolândia, trouxe a tona a emblemática crise interna empunhada pelas forças políticas que controlam o PT na cidade. Como não houve acordo com a coordenação de campanha para mudar o itinerário de sua visita, que previa a inauguração do comitê eleitoral de Edivaldo dos Santos, candidato a deputado estadual, todas as facções petistas resolveram cruzar os braços.

Era visível no semblante de algumas lideranças, minutos antes do início da carreata (iniciada com quase 1h de atraso) a indiferença ao ato. Segundo um dos organizadores, o ex-diretor de Planejamento da Prefeitura, Marcio Marquetti, cerca de 250 veículos participaram da carreta, número contestado pelos próprios agentes políticos do PT que não se engajaram na mobilização dos militantes.

“Havia pouco mais de 160 veículos, deste montante, mais de 80 oriundos de outros municípios que vieram para o encontro estadual do MST no Assentamento Geraldo Garcia, onde a agenda de Delcidio foi encerrada”, afirmou a reportagem um petista que preferiu não ter o nome divulgado. Apesar das divergências internas, pelo menos nas ruas durante a carreata, o clima era de festa.

Já na inauguração do comitê de campanha de “Vadinho”, o candidato petista discursou para um público estimado em 80 pessoas, grande maioria, cabos eleitorais e assessores que acompanhavam sua comitiva, além de candidatos da coligação. Irritado com questionamentos de um repórter do Região News que o indagou sobre o crescimento de seu adversário, Reinaldo Azambuja (PSDB), nas pesquisas na corrida pelo Governo do Estado, Delcídio perdeu  a pose de “aristocrata pantaneiro” e desferiu ataques com termos chulos, pejorativos e fez duras acusações aos tucanos.

“Eu viabilizei mais de R$ 16 milhões em obras e serviços para Sidrolândia em meus mandatos em Brasília. Esse PSDB não fez (Poo...aaaa) nenhuma por vocês, agora vem com esse discursinho, esse nheco-nheco!” dispara. As declarações de Delcídio pegaram de surpresa o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Cezar Queiroz, que desde janeiro de 2013 ocupa o cargo no governo tucano em Sidrolândia.

Muitas lideranças simplesmente ignoraram a vinda de Delcidio ao município, foi o caso, por exemplo, do ex-presidente da sigla, Gilmar Antunes, braço direito de Cezar Queiroz na Secretaria. Por telefone Gilmar informou ao RN que estava numa agenda de família em Campo Grande. “A família é mais importante”, limitou-se em informar em tom de brincadeira.

O presidente do partido, o ex-vereador Wanderlei Barbosa, acompanhado do também ex-vereador Jean Nazareth, Josefá da Silva e o sindicalista Sergio Trineu Bolzan (vereador), ficaram acuados num canto debaixo de um pé de arvore as margens da Avenida Aquidaban, assistindo de “camarote” o que parecia um ser uma demonstração de força do grupo capitaneado por Edivaldo dos Santos, que apesar do boicote, atraiu número considerável de simpatizantes a carreata.