Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Vereadores assistem palestras e participam no mesmo dia de reunião na SEPROTUR

No evento da UCV, que teve início na quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (29), os vereadores puderam aprender mais sobre a importância do papel fiscalizatório na vereança.

Danilo Galvão

29 de Agosto de 2014 - 08:26

Na Capital, um grupo de parlamentares municipais de Sidrolândia tiveram um dia de agenda cheia. Durante a manhã e o início da tarde, os vereadores assistiram nesta quinta-feira (28) a palestras de um congresso promovido pela União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCV-MS), enquanto no início da noite foram até a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (SEPROTUR) para duas reuniões. 

No evento da UCV, que teve início na quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (29), os vereadores puderam aprender mais sobre a importância do papel fiscalizatório na vereança. Para isso a entidade promoveu uma palestra com o corregedor-geral do Ministério Público, Mauri Valentin Riciotti, que falou sobre ‘Sistema de Controle Interno’. 

“O Ministério Público precisa fazer um trabalho junto com o Legislativo Municipal. Não podemos atuar sozinhos na fiscalização do Poder Executivo, sendo que essa é uma tarefa prioritária dos vereadores. As Prefeituras muitas vezes erram o que gera desperdício ou fraudes, por falta de entendimento do prefeito ou dos secretários sobre controles internos”, afirma Riciotti. 

Chester de Almeida Hortenci (PSC), presente no evento que também teve inscritos outros sete vereadores de Sidrolândia concordou com o palestrante e vê na atividade de fiscalização o principal propósito de existência do vereador no sistema político. “Somos escolhidos pelo povo primeiramente para ser um fiscal. Por isso devemos sempre ouvir o eleitor, suas reivindicações e denúncias. Não há como exercer essa função sem uma parceria também com o Judiciário”, disse. 

No mesmo dia o público teve acesso no Hotel Concord em Campo Grande a apresentação do presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso do Sul, Henrique Medeiros, sobre 'Lei das Licitações para Serviços de Publicidade'.

Agenda Positiva

Do congresso, Chester, Marcos Roberto (SDD) e Vilma Felini (PSDB) seguiram para o Parque dos Poderes, onde na SEPROTUR se reuniram primeiramente com o superintendente estadual da Pesca, César Moura, e depois com o secretário da pasta, Paulo Engel. 

No órgão, eles puderam se atualizar sobre a perspectiva de fomento à Piscicultura em projetos que atendam pequenas propriedades rurais, localizadas nos assentamentos de Sidrolândia. César Moura adiantou que a prioridade do Governo Estadual é até o final do ano iniciar um programa de inclusão e reorganização junta aos produtores que atuam na informalidade.

Segundo ele, já existe um mapeamento, que a partir da desmaginalização econômica vigente abrirá espaço para projetos que alinhem uma cadeia produtiva, acesso a crédito e investimentos otimizados nos empreendimentos associativos. 
Na audiência com Engel, Chester entregou em mãos uma indicação sua pelo Assentamento P.A Santa Lúcia, onde residem aproximadamente 100 famílias. Na proposição assinada também por Vilma e Marcos é solicitado ao Governo Estadual, especialmente à SEPROTUR a concessão de uma patrulha mecanizada completa, com grade arador, grade niveladora, pulverizador, espalhador de calcário e carretão. 

O secretário prometeu empenhar-se para que o quanto antes o pedido seja atendido, uma vez que a estrutura deve beneficiar no aumento da produção local das famílias assentadas. Paulo Engel aproveitou a oportunidade ainda para elogiar o trabalho de Sidrolândia junto a sua secretaria, já que é frequente a troca de informações com o prefeito e vereadores da cidade sobre as demandas e atendimento da Área Rural e política de desenvolvimento industrial da cidade. 

“Temos um relacionamento extremamente próximo com o prefeito e com os vereadores, visto que vários já vieram ainda neste ano conversar conosco. Acho que Sidrolândia é um município com uma estrutura muito interessante na organização da agricultura familiar, com assentamentos produtivos e que tem avançado ainda na Indústria e no Comércio”, afirma o secretário.