Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Professora acusa ONG de Dourados por furto de animais e invasão de domicílio em Dourados

De acordo com Rosiany, a situação se tornou ainda mais estranha, pois a vira-lata do casal foi deixada no local, só levaram os cachorros de raça.

94Fm/Dourados

29 de Agosto de 2014 - 14:16

Na manhã de ontem quinta feira (29) a reportagem foi procurada pelo casal Rosiany Niz de Souza, 32, e Paulo Wilson de Souza Santos,27, para denunciar um caso de furto de animais e invasão de domicílio pela ONG Refúgio dos Bichos.

Segundo Rosiany, três mulheres trajando camiseta da ONG pularam o muro da residência, situada na Rua Ciro Melo no Jardim Guanabara, durante sua ausência e furtaram dois dos seus três cachorros. Os cachorros são da raça Shitzu. Ainda de acordo com Rosiany, a situação se tornou ainda mais estranha, pois a vira-lata do casal foi deixada no local, só levaram os cachorros de raça.

Rosiany relatou que houve uma denúncia à ONG de maus tratos e abandono de animais, entretanto, a situação era diferente e complexa. “Minha mãe adoeceu e precisei sair de casa para cuidar dela, meus cachorros ficaram porque lá não tinha onde deixá-los”, explicou Rosiany. O esposo dela, Paulo Wilson, informou que todos os dias eles iam à residência ver os animais, colocar comida e água.

Os relatos do casal informaram ainda que devido ao frio que estava fazendo em Dourados, ventania e até chuva de granizo, os cachorros estavam sem tosa e eles não tiveram condições de ir ao local fazer a limpeza da residência e dos animais. “Independente do que tenha acontecido, eles não tinham direito de invadir minha casa para nada que fosse”, relatou Rosiany.

O casal, desesperado pelo sumiço dos cachorros, pesquisou na internet sobre a ONG e conseguiu encontrar uma veterinária que atende os animais recolhidos pela ONG. Foi até o estabelecimento comercial da veterinária e cobrou-lhe informações a cerca dos seus pets. Rosiany e a veterinária se desentenderam e, segundo Rosiany, houve agressões físicas e verbais por parte da veterinária, precisando que Paulo Wilson intervisse na situação.

No momento da entrevista na redação da 94FM, Rosiany recebeu uma ligação anônima informando onde ela poderia encontrar seus cachorros. O casal e a reportagem da 94FM foram ao local indicado, mas se tratava da residência dos pais da veterinária. Houve mais discussão entre as duas e até o final dessa reportagem, o local onde os cachorros estão não foi informado.

ONG Refúgio dos Bichos

A Organização protetora dos animais não se pronunciou oficialmente sobre o caso, entretanto, a 94 FM conversou com a veterinária acusada, que preferiu não se identificar e ouviu a segunda versão dos fatos. A ONG Refúgio dos Bichos é formada por pessoas apaixonadas pelos animais e que lutam pela proteção e conscientização coletiva para o bem dos animais.

Por isso, recebe denúncias em Dourados sobre maus tratos aos animais e busca o atendimento desses casos visando o bem estar dos pets. Segundo a veterinária, foi o que aconteceu nesta situação com Rosiany. “A ONG recebeu a denúncia com fotos, onde parecia que a residência dela estava abandonada e os bichos foram deixados lá. Eu nem fui ao resgaste deles e nem atendi os animais, mas vi as fotos que foram tiradas no local, um nojo”, explicou.

Ainda de acordo com seu relato, o pelo dos animais estava com “nó único” (termo utilizado na veterinária com relação à quantidade de nós nos animais), e é difícil até para fazer a tosa, pois pode maltratar o animal, além de carrapatos e mau cheiro. “Parece até um manto de ovelha, quando tira todo o pelo de uma só vez. Vi as fotos, e os animais dela estavam assim. Tinha até rato morto dentro da casa. Isso demonstra total falta de zelo”, disse.

Antes de irmos às casas das pessoas nós ligamos para a Polícia, que não vai, ligamos para o Centro de Zoonose (CCZ), que também não vai, por isso que precisamos agir. “As protetoras não pegaram o vira lata porque ele é agressivo e se escondeu em um quartinho”. De acordo com a veterinária, os vizinhos disseram que a casa estava abandonada desde março deste ano e que Rosiany mal aparecia para ver os cachorros, os próprios vizinhos é que ficavam com pena e tentavam colocar ração e água para os bichos.

Em relação a este caso a veterinária disse que vai aguardar decisão judicial.