Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Política

Na entressafra eleitoral, vereadores se tornam “cabos eleitorais” e ignoram coligações

Com exceção dos petistas Sergio Bolzan e Edivaldo dos Santos (que é candidato a deputado estadual), os vereadores não estão focados nas disputas majoritárias.

Flávio Paes/Região News

01 de Setembro de 2014 - 08:22

Embora esteja só na metade dos seus mandatos, que serão renovados em 2016, praticamente todos os 13 vereadores de Sidrolândia mergulharam de cabeça na campanha eleitoral, atuando como “cabos eleitorais” de diferentes candidatos a deputado estadual e federal e praticamente nenhum está envolvido com os candidatos ao Senado e Governo do Estado.

Com exceção dos petistas Sergio Bolzan e Edivaldo dos Santos (que é candidato a deputado estadual), os vereadores não estão focados nas disputas majoritárias (Presidência, Governo do Estado e Senado). Dentro das bancadas não há unidade de apoio entre os integrantes.

Os quatro vereadores do Solidariedade, por exemplo, que chegaram a manifestar compromisso publico de apoiar a reeleição do deputado federal Geraldo Resende, como contrapartida de uma emenda parlamentar de R$ 1,2 milhão para o hospital Elmiria Silvério Barbosa, se desentenderam. Marcos Roberto e Jurandir Cândido, que migraram da oposição sistemática ao prefeito Ari Basso para a base aliada da administração tucana, ainda permanecem fiéis ao compromisso.

Descontentes com a guinada política dos colegas, Mauricio Anache e David Olindo mudaram de ideia em relação ao apoio a Geraldo Resende e vão seguir caminhos diferentes. Os dois estiveram dia 23, um sábado, numa carreata de apoio ao senador Delcidio do Amaral, candidato do PT ao Governo, dois dias depois, na segunda-feira à noite, foram prestigiar o lançamento da candidatura à deputada estadual do ex-prefeito Daltro Fiúza, na presença da candidata ao senado pelo PMDB, Simone Tebet e do deputado Carlos Marun, que disputa uma vaga na Câmara Federal.

Foto: Rafael Brites/Região News

http://i.imgur.com/tsrsE8w.jpg

Vereadores do SDD, David Olindo e Mauricio Anache durante comício de lançamento da campanha eleitoral do ex-prefeito Daltro Fiuza

David diz que assumiu o compromisso de apoiar Resende, só em caso da emenda parlamentar tivesse sido liberada antes do período eleitoral, se sentiu a vontade para tomar outro rumo. “Quem garante que os recursos serão liberados em 2015?”,  questiona.

Mauricio Anache disse que vai fazer campanha pela reeleição do deputado federal Fábio Trad , que é irmão do ex-prefeito Nelson Trad, adversário de Delcídio ao Governo do Estado. Para o Senado, Anache tem simpatia pelo petista Ricardo Ayache, que como ele é médico e pretende pedir votos para seu colega de Câmara, Edivaldo dos Santos, também filiado ao PT. 

Na entressafra eleitoral, vereadores se tornam “cabos eleitorais” e ignoram coligaçõesO companheiro de Vadinho no Legislativo sidrolandense, Sérgio Bolzan, é partidário da candidatura do ex-deputado João Grandão e da reeleição do deputado federal Antônio Carlos Biffi. Quem também é bastante eclético nas suas preferencias é o vereador David Olindo, que diz ter compromisso com a candidatura dos petistas Delcidio do Amaral (para o Governo; de Vadinho para deputado estadual), mas seu coração parece bater mais forte pelos peemedebistas, Carlos Marun (candidato a federal) e a vice-governadora  Simone Tebet.

“Só não pedirei voto para a ela, se o Delcídio me pedir para apoiar o Ayache”, assegura. Os ex-prefeitos Daltro Fiúza e Enelvo Felini, candidatos a deputado estadual, tem apoio das duas vereadoras que integram a Câmara. As vereadoras Rosângela Rodrigues (cunhada de Daltro) e Vilma Felini (esposa de Enelvo) mais do que afinidade política, têm a proximidade familiar pra justificar suas escolhas.  

Rosângela é aliada do deputado Marun e Vilma do tucano Márcio Monteiro, que também disputa vaga na Câmara Federal. O presidente da Câmara, Ison Peres, embora seja do PSDB, faz campanha para Márcio Fernandes, deputado estadual que disputa a reeleição pelo PT do B e a ex-secretária Teresa Cristina, candidata a deputada federal pelo PSB.

Na entressafra eleitoral, vereadores se tornam “cabos eleitorais” e ignoram coligaçõesOs pedetistas Waldemar Acosta e Edno Ribas também estão em palanques diferentes. Waldemar faz campanha para o deputado estadual George Takimoto (candidato a reeleição) e o ex-deputado Dagoberto Nogueira, ambos do PDT. Edno pede voto para o ex-prefeito de Terenos Beto Pereira (que tenta vaga na Assembleia) e Teresa Cristina (que concorre à Câmara).

O vereador Nélio Paim, apoia a reeleição do deputado estadual Paulo Correa (que é do seu partido, o PR) que está no palanque do senador Delcídio do Amaral  e do deputado federal Fábio Trad, do PMDB.