Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Temporais, chuva de granizo e calor de até 40º C vão marcar Primavera

Campo Grande, Corumbá, Água Clara, Três Lagoas e Sonora podem registrar calor entre 33º C e 41ºC

Campo Grande News

15 de Setembro de 2014 - 10:47

A Primavera, estação que começa às 22h29 de 22 de setembro, será marcada por temperatura acima dos 40ºC em Mato Grosso do Sul.

O recorde de calor deve ser alcançado em outubro, tradicionalmente o mês mais quente da estação. Campo Grande, Corumbá, Água Clara, Três Lagoas e Sonora podem registrar calor entre 33º C e 41ºC.

No dia 22, acontece o equinócio, quando o dia e a noite serão iguais, com duração de 12 horas.

Segundo o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão Filho, no trimestre outubro, novembro e dezembro, as temperaturas serão elevadas, com as mínimas raramente abaixo dos 20ºC e as máximas sempre acima dos 32ºC. Os valores devem ultrapassar os 35ºC e chegar aos 40ºC repetidas vezes.

Conforme o prognóstico, durante a Primavera, principalmente à tarde seguindo pela noite, as pancadas de chuva podem vir acompanhadas de trovoadas, relâmpagos e até granizo, além de rajadas de vento acima dos 60km/h.

Nos meses de outubro e novembro, pode chover acima da média na região Sul, entre os municípios de Dourados e Sete Quedas. No restante do Estado, o regime deve ser mais regular e distribuído ao longo de toda a estação.

Contudo, pode ocorrer um veranico, marcado por forte calor e estiagem, com duração de até dez dias entre os meses de novembro e dezembro. A Primavera termina às 20h03 de 21 de dezembro.

Até o começo da nova estação, o Inverno vai se despedindo com chuvas abaixo da média, temperaturas máximas acima dos 34ºC e umidade relativa do ar abaixo dos 20%.