Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Prefeitura começa abertura da avenida de acesso ao Frigorífico Balbinos e futuro pólo agroindustrial

A avenida, com 10 quilômetros de extensão, começa na MS-162 (em frente do novo complexo de armazenagem da Cooperativa LAR).

Flávio Paes/Região News

16 de Setembro de 2014 - 13:41

Ainda sem previsão de prazo para concluir obra, que está na dependência de licença ambiental para a travessia sobre o Córrego Água Azul, onde será colocada tubulação de escoamento da enxurrada, a Prefeitura iniciou nesta terça-feira a abertura da avenida que servirá de acesso ao Frigorífico Balbinos. A indústria está fase de implantação nos fundos do Jardim Paraíso e tem previsão de iniciar suas operações em novembro.

A avenida, com 10 quilômetros de extensão, começa na MS-162 (em frente do novo complexo de armazenagem da Cooperativa LAR). Terá 30 metros de largura, com duas pistas de 10 metros cada; canteiro central de 4 metros (com espaço para ciclovia) e calçadas laterais de 3 metros.

O início dos serviços teve a participação do prefeito Ari Basso, secretário de Obras Antônio Galdino, além da vereadora Vilma Felini, que estava acompanhada dos colegas Waldemar Acosta (líder do prefeito na Câmara), Ilson Peres (presidente) e Cledinaldo Cotócio (1º secretário).

O Legislativo teve participação ativa na decisão do Executivo pela abertura da via. Por duas vezes o plenário aprovou indicação de autoria da vereadora Vilma (dezembro de 2013 e abril de 2014) onde se previa estudos para desvio do trafego de caminhões dos bairros próximos à unidade de abate.

A avenida deverá ser entregue encascalhada antes do início das operações do frigorífico, que quando tiver funcionando na sua plenitude (abate diário de 700 cabeças de gado) vai gerar um fluxo de pelo menos 50 caminhões. “Vamos tirar este fluxo do centro da cidade, especialmente do Bairro  São Bento”, comenta o prefeito.

Prefeitura começa abertura da avenida de acesso ao Frigorífico Balbinos e futuro pólo agroindustrialAri Basso terá que negociar com os proprietários de duas chácaras próximas ao frigorífico para que cedam (ou venderam uma faixa de terra das propriedades) e com isto será possível abrir a segunda pista no trecho final da avenida que desembocará numa via pública já existente com apenas sete metros de largura.

Outro desafio do prefeito, que em 2015 pretende viabilizar recursos federais para a pavimentação da avenida, será sensibilizar o Governo do Estado a implantar uma rotatória na MS-162, na saída para Maracaju, para dar acesso ao frigorífico, ao complexo de armazenagem da LAR e do produtor rural Carlos Stefanello.

Doação

A abertura desta avenida não gerou custos ao município com desapropriações, porque dois proprietários de fazendas que estão no trajeto da via (Paulino Straliotto e Ivone Soares) doaram 13,8 hectares das suas propriedades, avaliados em R$ 1,3 milhão. A doação foi intermediada pelo corretor de imóveis, Clédio Santiani.