Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Justiça condena Santa Casa a pagar divida milionária a enfermeiros

A Santa Casa possui uma dívida com os trabalhadores de 1 milhão de reais, cujo pagamento já foi determinado pela justiça

Dourados News

16 de Setembro de 2014 - 15:09

Profissionais de Enfermagem de Corumbá estão indignados com a conduta da junta administrativa da Sociedade Beneficente de Corumbá nas negociações salariais da categoria e alertam para possibilidade de paralisação das atividades caso não haja avanços.

A Santa Casa possui uma dívida com os trabalhadores de 1 milhão de reais, cujo pagamento já foi determinado pela justiça, os salários estão defasados e, segundo a categoria, apesar de tudo isso, os representantes do hospital ainda demonstram descaso ao negociar o Acordo Coletivo de Trabalho. O presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem de Mato Grosso do Sul) Lazaro Santana, explica que os profissionais reivindicam 16,43% de reajuste salarial, mas recebeu contraproposta de apenas 6%.

“A defasagem no salário dos profissionais de enfermagem é de 35%. Prova disso, é que cobramos na justiça e fomos vitoriosos com a determinação de pagamento de 1 milhão referente a reajuste salarial dos últimos anos e abonos assiduidades. No entanto, enquanto o hospital não repassa o valor estipulado juridicamente, tentamos negociar um percentual menor que o déficit, buscando alternativas para que os salários não sejam ainda mais prejudicados. No entanto, a contraproposta de 6% é considerada indecente pela categoria e demonstra má-vontade dos administradores e das autoridades públicas para com os profissionais” , enfatiza Lazaro.

Reivindicações

Além do reajuste de 16,43%, a categoria reivindica 30% de auxílio creche para as profissionais que trabalham no período noturno, 20% de gratificação de exclusividade, 1 folga a cada domingo trabalhado e 10% de gratificação por desenvolvimento educacional. Nova rodada de negociação e alerta de greve

O presidente do Siems explica que busca diálogo desde janeiro. “Enviamos ofício para início das negociações no dia 28 de janeiro e só recebemos a primeira resposta no dia 15 de maio, já com a proposta de percentual rebaixado de 6%. Diante da inflexibilidade da junta administrativa em aumentar o índice, o sindicato solicitou a participação do núcleo de mediação do Ministério do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul”.

No dia 19 de setembro, acontece mesa redonda entre o Siems e a Sociedade Beneficente de Corumbá, intermediada pela Superintendência Regional do Trabalho de MS. O Siems já alerta que caso não obtenha avanços, será publicado um edital convocando os trabalhadores para Assembleia Geral e estes possivelmente entrarão em estado de greve.

“Existe uma frustração por parte do trabalhador em enfermagem com a postura não apenas dos representantes administrativos do hospital, mas também das autoridades públicas que estão a par da realidade dos profissionais, mas, nada fazem para melhorar. Em épocas de eleições propagandeiam que irão melhorar a saúde, quando na realidade fecham os olhos para os problemas que de fato existe em suas regiões” , revela Lazaro.