Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Codesul se reúnem em MS para discutir criação da Rede Biosul

A IV Reunião da Rede Biosul será aberta às 9 horas da manhã da próxima quinta-feira, dia 18, no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo

Assomasul

16 de Setembro de 2014 - 16:21

A integração dos bancos de dados e a troca de informações de identificação entre Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Estados integrantes do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), são alguns dos assuntos a serem debatidos na IV Reunião da Rede Biosul, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro em Campo Grande. 

De acordo com o coordenador do evento e diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles Pereira, entre os benefícios da unificação dos bancos de dados dos Estados do Codesul, além da economia, está à agilidade na identificação de cadáveres e de identidades falsas, por exemplo. 

 “Em se aprovando esta proposta, a ideia é unificar as carteiras de identidades, que terão uma sequência numérica única, nesses quatro Estados”, explica Cyles. 

Outro objetivo da IV Reunião de Trabalho dos Estados do Codesul é promover discussões entre as autoridades de segurança pública e os órgãos de identificação estaduais e apresentar estudos de casos, de forma a viabilizar essa integração dos dados biográficos e cartográficos, através da criação da Rede Biosul.  A IV Reunião da Rede Biosul será aberta às 9 horas da manhã da próxima quinta-feira, dia 18, no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. 

Estarão presentes na abertura o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles, os diretores dos Institutos de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, de Santa Catarina, José Augusto da Luz Koerich, e do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Falcão Pereira. 

Estão previstas, ainda, palestras e apresentações de painéis sobre o Banco de Dados Único da Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) e o sistema Sigo, propostas de integração com validação para a segurança dos dados e estudos de casos.  Ao final da reunião, na tarde do dia 19, sexta-feira, será elaborado um TCT (Termo de Cooperação Técnica) para a criação da Rede Biosul, que será assinado pelos quatro Estados integrantes do Codesul. 

Sobre o Codesul 

Presidido atualmente pelo governador André Puccinelli, o Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul foi criado em 1961, através de um convênio entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o Estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho. 

Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o Codesul constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos Estados-Membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul. 

O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro Estados-Membros. A estrutura administrativa é composta por um secretário executivo, nomeado pelo governador-presidente, e por quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo. 

As ações conjuntas são desenvolvidas por meio das Comissões Permanentes, coordenadas por secretários de Estado, de acordo com o rodízio da Presidência Pro Tempore do Codesul no período, sendo também integradas pelas demais secretárias de cada Estado-Membro, quais sejam: Agricultura; Assuntos Jurídicos; Arranjos Produtivos Locais; Assuntos Indígenas; Assuntos Internacionais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura; Defesa Civil; Ferrosul; Meio Ambiente; Políticas Públicas para as Mulheres; Saúde; Segurança Pública e Turismo Brasil Sul. 

As reuniões do Conselho têm a participação do diretor-presidente do BRDE. Como órgãos vinculados, compõem o Codesul Comissões Permanentes e Comissões Técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional.