Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Ação atende cerca de três mil indígenas em município de Paranhos

O publico alvo a serem atendidos são os indígenas, devido inúmeros problemas de falta de documentações existentes nem suas comunidades

Jaime Mel

17 de Setembro de 2014 - 07:41

Durante cinco dias (08, 09, 10, 11 e 12 de setembro/2014) o CEESRAD (Comitê de Erradicação de Sub-Registro civil de Nascimento e Ampliação do Acesso a Documentação básica de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal de assistência social, FUNAI e SESAI realizou a primeira etapa de levantamento de falta de documentos nas Aldeias Parguaçu, Arroyo Corá, Sete Cerros, Pirajuí e Potrero Guassú no município de Paranhos.

O Mutirão teve como objetivo a contribuição para o acesso da população indígena do município aos Direitos Humanos, por meio da erradicação do sub-registro de nascimento, diminuindo o número de pessoas sem a certidão de nascimento e possibilitando a oportunidade de aquisição de outros documentos.

Segundo Silas Silva do CEESRAD/MS, o publico alvo a serem atendidos são os indígenas, devido inúmeros problemas de falta de documentações existentes nem suas comunidades: “Os povos indígenas recebem primeiramente um Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) que informa local, data e grupo étnico a qual pertence o cidadão, depois disso, vem o Registro de Nascimento, que é o documento fundamental para que os outros documentos sejam adquiridos e esse mutirão é para dar o primeiro passo neste sentido em outra ocasião outra mobilização será realizada para a entrega dos documentos” Explicou Silas.

Essa primeira etapa do mutirão foi realizada pela Prefeitura de Paranhos por meio da Secretaria de Assistência Social, com o apoio das Secretarias de Educação, Administração, departamento municipal de trânsito e transporte, CEESRAD, FUNAI, SESAI e o Exército Brasileiro, através do 17º R. C. MEC de Amambai, na oportunidade, segunda Antonia Zagonel, gestora de assistência social do município, foram efetivados cerca de três mil atendimentos aos índios das cinco aldeias existentes em Paranhos.

“É preocupante que em nossas aldeias, muitos índios ainda estejam sem acesso à documentação básica. E por isso a realização deste mutirão, o objetivo é que todos possam ter suas certidões de nascimento e registro de identidade (RG)”, afirmou a Gestora, que fez questão de agradecer o prefeito Júlio Cesar (PDT) pelo apoio e todos que trabalharam arduamente nestes dias nas aldeias para a realização da ação.

Ação atende cerca de três mil indígenas em município de ParanhosO Prefeito Júlio Cesar visitou uma das aldeias durante a ação, elogiou os trabalhos e parabenizou os indígenas por mais essa conquista: “Reconhecemos que ainda temos muito que fazer pela frente, em busca de levar mais dignidade aos nossos índios, porém toda ação como essa é muito bem vinda, queremos agradecer a todos envolvidos neste mutirão e parabenizar nossos patrícios por mais essa conquista, pois é muito importante que eles tenham os registros para exercer seus direitos básicos como cidadão dentro e fora da aldeia, enquanto cidadãos brasileiros” Disse o prefeito Júlio Cesar.