Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Polêmica virtual envolve disputa sobre guarda e abuso de criança de 5 anos

Segundo a denúncia, o abuso foi confirmado por laudo de um médico e registrado num Boletim de Ocorrência, formalizado em fevereiro de 2012

Campo Grande News

17 de Setembro de 2014 - 13:49

Uma campanha na internet e rede social cobra posicionamento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul sobre denúncias de violência sexual contra uma menina de cinco anos. O texto, disponível no Facebook e site de petições, é endereçado à titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, juíza Katy Braun do Prado.

A petição informa que a menina sofre abusos desde os 2 anos e que em 2011, por recomendação do psicólogo da Vara da Infância, iniciou acompanhamento psicológico. Segundo a denúncia, o abuso foi confirmado por laudo de um médico e registrado num Boletim de Ocorrência, formalizado em fevereiro de 2012. O avô paterno é apontado como autor do crime. Em abril de 2013, o pai obteve a guarda da criança e a justiça retirou o pátrio poder da mãe.

Em 30 de janeiro de 2014, diante de mandado de busca e apreensão, a criança foi entregue à família paterna. Ainda conforme a denúncia, a criança é vista com frequência com o suposto abusador.

Segundo a petição, a juíza determinou avaliação psiquiátrica familiar. Mas o pai recorreu e suspendeu o procedimento até decisão do mérito do recurso. O pedido foi improvido em agosto e desde então o processo não teve nova decisão.

Em fevereiro deste ano, no Conselho Tutelar de Campo Grande, a menina teria relatado o abuso. Segundo a juíza Katy Braun do Prado, o caso está sendo apreciado pela justiça. A magistrada afirma que não pode se manifestar sobre o processo. No caso de emitir opinião, as partes podem pedir o afastamento da magistrada.