Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 8 de Maio de 2024

Policial

PMA autua auxiliar de serviços gerais por pesca predatória com tarrafão e em local proibido

Infrator foi multado em R$ 700,00. Também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a três anos de detenção

PMA/MS

19 de Setembro de 2014 - 09:16

Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas (MS) realizavam ontem fiscalização fluvial no rio Verde, no município de Água Clara (MS) e autuaram um pescador que pescava com tarrafão (petrecho proibido) e em local proibido. O infrator, residente em uma fazenda nas proximidades da rodovia MS 377, em Água Clara, foi surpreendido pescando com o petrecho ilegal, em uma corredeira.

Em corredeiras, a pesca é proibida permanentemente a 200 metros à montante e a jusante. O pescador não teve tempo de capturar nenhum peixe, pois foi surpreendido quando começava a pescaria.

Com o infrator, auxiliar de serviços gerais, foram apreendidos três molinetes, um puçá e um tarrafão. Ele foi multado em R$ 700,00. Também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a três anos de detenção.

Trabalhos preventivos estão sendo intensificados nessa proximidade da piracema e são fundamentais, pois a retirada desses petrechos evita a depredação dos cardumes.

A grande vantagem da fiscalização preventiva é prender os que insistem em desrespeitar a lei, antes de capturarem grandes quantidades de pescado, como foi o caso em questão, em que o elemento poderia depredar cardumes, utilizando-se do tarrafão, que é um petrecho com grande capacidade de captura de pescado e, por essa razão, é proibido o uso no Estado, mesmo com a pesca aberta.