Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Programa de Eficiência Energética chega à Paranhos e deve beneficiar cerca de 400 famílias

Em parceria com a Enersul, a Secretaria de Assistência Social realizou palestra com os técnicos da empresa energética

Jaime Mel/Assessoria

19 de Setembro de 2014 - 14:30

O município de Paranhos esta sendo beneficiado com o Programa de Eficiência Energética da Enersul que tem como objetivo racionalizar o uso de energia elétrica, proporcionando para a população de baixa renda a oportunidade de reduzir o consumo. Em parceria com a Enersul, a Secretaria de Assistência Social realizou palestra com os técnicos da empresa energética direcionada aos beneficiários do Programa Bolsa Família do município.

O Prefeito Municipal Júlio Cesar de Souza acompanhou no Ginásio Municipal Flávio Derzi, o engenheiro eletricista consultor da Enersul Fábio Ricetti Marques e o Senhor Charles Martins que na ocasião explanaram importantes informações a cerca do programa, assim como as etapas e regras para ser beneficiado.

Enfatizando que o programa consiste em fazer a troca das instalações elétricas precárias, lâmpadas incandescentes por fluorescentes e geladeiras velhas por novas e de baixo consumo elétrico, visando à economia e segurança da família.

“O Programa desenvolve medidas que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício, proporcionando à população de menor poder aquisitivo oportunidade de reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar a segurança. A empresa leva o produto antigo e substitui pelo novo”, explicou o engenheiro.

Em Paranhos, segundo Wilmar Rambo coordenador do programa Municipal bolsa família, 732 famílias estão cadastradas no sistema só no perímetro urbano:

“Estamos realizando o levantamento destas famílias que residem na área urbana que neste primeiro momento serão contempladas e há uma expectativa de que cerca de 400 delas possuam os requisitos necessários se enquadrem nas regras do programa e posteriormente há possibilidades de estender esse programa para as áreas rurais como assentamentos, chácaras e aldeias.” Destacou Wilmar.

O palestrante apresentou ainda o consumo energético de cada aparelho doméstico, dando importantes dicas economia, falando sobre a segurança nas instalações e procedimentos de leitura do medidor de energia elétrica. Envolvendo as participantes sanando dúvidas, durante troca de experiências na economia doméstica de combate ao desperdício de energia elétrica.

O prefeito Júlio Cesar de Souza (PDT) em suas palavras destacou a importância do programa, que, sem dúvida, irá trazer mais benefícios e melhorias na qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade socioeconômico do município.

“Será uma grande conquista para essas famílias, que além de ter a oportunidade receber uma geladeira nova, trocar a fiação e substituir lâmpadas ultrapassadas e com isso terão as contas de energias reduzidas, o que é mais importante”, disse o prefeito.