Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Motociclistas e pedestres são maioria das mortes no trânsito de Dourados

Estas mortes representam 56% do total registrado em 2014 quando foram registradas 41 mortes. Ciclistas foram vítimas fatais em 8 ocorrências

Dourados Agora

19 de Setembro de 2014 - 17:03

Pelo menos 23 mortes registradas no trânsito de Dourados são de pedestres que foram atropelados (10 ocorrências) ou de motociclistas que sofreram colisão (13 ocorrências), segundo estatísticas do Detran. Os dados são uma constatação para um trânsito violento que, embora diminua o número de acidentes, tem aumentado o número de mortos este ano.

Estas mortes representam 56% do total registrado em 2014 quando foram registradas 41 mortes. Ciclistas foram vítimas fatais em 8 ocorrências.

Para quem insiste em dizer que o trânsito é mais violento nas estradas, 24 mortes aconteceram em acidentes nos bairros, e destas, 10 foram de motociclistas. Nove mortes aconteceram em rodovias e as demais foram em trevos de acesso, anel viário e vicinais.

No início deste ano, os dados divulgados pelo Mapa da Violência 2014 computaram as mortes causadas por acidentes de transporte e Dourados foi a detentora do trânsito mais violento do Mato Grosso do Sul e o 57º dentre mais de 5 mil municípios brasileiros nos dados correspondentes ao período de 2008 a 2012 e incorporam, além dos comumente denominados ‘acidentes de trânsito’, outros acidentes derivados das atividades de transporte, como aéreo ou por água.

Na conferência dos dados no mês de julho, há exatamente um mês, o diretor da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados), Nelson Almirão, disse que muito tem sido feito em relação à sinalização e melhorias e à conscientização, mas se não houver atenção dos pedestres, motoristas e ciclistas, nada vai mudar.

O usuário de trânsito Alessandro Dias Ferreira, disse que o trânsito de Dourados realmente é muito ruim. “Muita falta de atenção de todos. Começando por mim”, disse, para depois acrescentar que há muitos veículos disputando o mesmo espaço.

TENTATIVA

As ações em prol de um trânsito melhor também têm sido feitas por pessoas que não representam as autoridades do setor. No final de semana do dia 13 de setembro, um grupo de jovens de uma igreja de Dourados contou com a colaboração da Agetran para distribuir folhetos.

A blitz educativa foi proposta no intuito de conscientizar o cidadão a respeito da paz no trânsito e a capacidade de dizer: ‘Você primeiro’. Segundo o coordenador do grupo, o intuito é condizer esta cortesia com o que a Bíblia Sagrada ensina na carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 10: “Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem”.