Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Economia

Setor supermercadista deve crescer 3% neste ano em MS

Mesmo sem dispor de pesquisas e banco de dados específico, a Amas estima 3% de crescimento real no ano, já deflacionado com todos os índices

Correio do Estado

23 de Setembro de 2014 - 09:14

Com ritmo de abertura de até três grandes empreendimentos por ano somente na Capital, setor supermercadista de Mato Grosso do Sul estima 3% de crescimento real neste ano mesmo com desaceleração da macroeconomia. A estimativa é da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas), entidade que conta com 500 empresas filiadas e 1.200 lojas no Estado.

De acordo com Marcelo Gonçalves, presidente da associação, indicadores nacionais apontam que o segmento de comércio, varejo e supermercados vem se desenvolvendo e está em plena expansão, apesar do cenário de estagnação. “Há uma mudança da procura das marcas Premium por outras mais acessíveis, mas em volume de vendas e a porcentagem de negócio (se mantém), tanto que de acordo com dados nacionais, o segmento contribui com 16,67% do PIB nacional, o que mostra a pujança do setor”, mencionou.

Mesmo sem dispor de pesquisas e banco de dados específico, a Amas estima 3% de crescimento real no ano, já deflacionado com todos os índices.

Enquanto em pesquisa divulgada pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) os pequenos e médios empreendedores já são os responsáveis pelo avanço da economia no setor supermercadista no eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais-Rio Grande do Sul sobretudo nos últimos cinco anos, fenômeno atribuído ao crescimento da economia, facilidade de acesso ao crédito e a globalização de tecnologias e equipamentos, o presidente da Amas avalia que Mato Grosso do Sul tem sido “a bola da vez” para novas companhias, por conta do espaço geográfico e da industrialização recente.

“O Estado tem um bom potencial hídrico, uma malha rodoviária, as novas companhias fazem essa leitura e então há uma entrada de novos competidores”, avalia.