Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Chefe do time verde-amarela festeja: “Brasil agora está na elite da ginástica

A disputa por equipes é o grande foco do Brasil neste Mundial por ser um primeiro passo para a inédita classificação olímpica do grupo masculino

Globo Esporte

06 de Outubro de 2014 - 07:32

Parecia loucura do bielorrusso, quando há três anos Vladmir Vatkin assumiu o comando da equipe masculina da ginástica artística e estabeleceu uma meta: classificar o time a uma final de Mundial. Foi preciso muito suor e dedicação em treinos - às vezes fora das condições ideais - para fazer os talentosos ginastas de o país acreditarem que poderiam evoluir. No último sábado, o sonho se tornou realidade. A tão desejada final foi alcançada e será disputada na terça-feira, em Nanning, na China. O técnico comemorou o feito: o Brasil está entre os grandes da ginástica artística masculina.

- O sétimo lugar é ótimo. Estávamos planejando chegar a esta final. Estamos muito felizes. Isso significa que o Brasil agora está na elite da ginástica. Isso é ótimo. Não muitas pessoas acreditaram quando eu disse que era possível. Três anos atrás eu disse que era possível se nos organizássemos adequadamente. Hoje isso é realidade. Estou muito feliz - disse Vlad.

O bielorrusso exaltou talento dos ginastas brasileiros. Não apenas o de Arthur Zanetti, Arthur Nory, Diego Hypolito, Francisco Barreto, Lucas Bitencourt e Sérgio Sasaki. Pétrix Barbosa e Caio Souza, ambos cortados por lesão, também ganharam os agradecimentos do chefe.

- Eu vi grande habilidade natural neles desde que cheguei. É por isso que fiquei à frente do Brasil. Os ginastas são muito talentosos. Apesar de às vezes não terem condições ideias de treino, eles foram muito bem. Classificamos com tranquilidade na sétima posição. Poderíamos ir um pouco melhor. Tivemos três avaliações no Japão (na aclimatação). Em todas fomos melhores do que no Mundial. Mas isso é competição, tem pressão - disse Vlad.

A disputa por equipes é o grande foco do Brasil neste Mundial por ser um primeiro passo para a inédita classificação olímpica do grupo masculino. Se repetir a classificação na edição de 2015 da competição, em Glasgow, o time ganhará direito a inscrever cinco ginastas no Rio 2016.

- Isso dá confiança aos garotos para conseguir a classificação olímpica. Classificar uma equipe, com cinco ginastas é a meta. Eles estão confiantes. Temos de continuar trabalhando. Eles acreditam. Aqui (no Mundial) eles foram ótimos, não perfeitos, mas muito bons.

A final por equipes masculinas será na terça-feira, às 8h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do SporTV.