Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Sidrolândia sedia nesta segunda e terça-feira o 1º Curso de Adoção com a presença de desembargadores e juízes

Sidrolândia vive um drama social com crianças e adolescentes que são mantidos na casa abrigo porque os pais são usuários ou envolvidos com o tráfico drogas.

TJ/MS

19 de Outubro de 2014 - 21:21

A Comarca de Sidrolândia realiza nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de outubro, o 1º Curso de Adoção. O evento será realizado pela 2ª Vara da comarca e ocorre na Câmara Municipal a partir das 18h30. Estarão presentes no encontro a desembargadora Maria Isabel de Matos Rocha, coordenadora da Infância e Juventude de Mato Grosso do Sul, a juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso (VIJI), o juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, diretor do foro e titular da 2ª Vara da Comarca e o juiz Deni Luiz Dalla Riva, da 2ª Vara da comarca de Camapuã.

Sidrolândia vive um drama social com crianças e adolescentes que são mantidos na casa abrigo porque os pais são usuários ou envolvidos com o tráfico drogas. Participam também do encontro o desembargador Marcelo Câmara Rasslan, os juízes Mariana Rezende Ferreira Yoshida, de Nova Alvorada do Sul; Maurício Cleber Miglioranzi Santos, de Corumbá; Marcelo Ivo de Oliveira, de Campo Grande, e Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, que está judiciando em Sidrolândia.

No primeiro dia do evento (20), será apresentada pela desembargadora Maria Isabel e pela juíza Katy Braun o Projeto Padrinho, uma ação do Poder Judiciário que tem por objetivo mostrar à sociedade a realidade das crianças em situação de risco e estimular o exercício da cidadania, convidando as pessoas a gestos de afetividade, levando carinho, convivência familiar e comunitária às crianças.

O Projeto Padrinho completou este ano 14 anos de ações em todo o Estado, sendo referência nacional para outros Tribunais. No dia 14 deste mês o TJMS recebeu a premiação Ouro, na primeira edição do Selo da Infância e Juventude do CNJ, sendo o Projeto Padrinho um dos destaques para que o Judiciário de MS fosse premiado.

Também no primeiro dia, o juiz diretor do foro e titular da 2ª Vara da Comarca, Fernando Moreira Freitas da Silva, apresentará casos de adoção na comarca e contará um pouco de suas experiências no tema. No segundo dia (21), o juiz Deni Luiz Dalla Riva, da 2ª Vara da Comarca de Camapuã, aborda o tema da Família Acolhedora, muito importante para a conscientização dos pretendentes a adotar.

Serão abordados também temas como a Adoção Tardia, Adoção é para Sempre e o Processo de Habilitação. O objetivo do 1º Curso de Adoção de Sidrolândia é apresentar amplamente o tema para a população local, conscientizando e quebrando mitos sobre a adoção. A partir disto, as pessoas podem despertar no futuro o interesse em adotar.