Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Jateí faz audiência com oficina para elaboração do Plano Direto Participativo

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbanístico, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal

Valéria Batista

21 de Outubro de 2014 - 13:41

O município de Jateí realizou recentemente a audiência pública para elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP). Esta foi à segunda etapa abrangendo o diagnostico do cenário atual, com a 1ª Oficina de Leitura Comunitária. O evento na coordenação do Secretário de Meio Ambiente Odair Ferreira Marim foi realizado no anfiteatro do Centro Social João Quelé Ramos com a participação de autoridades, representantes de segmentos e população.

A princípio o engenheiro ambiental Marcos Roberto Borsatti da empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais ressaltou com mais informações sobre o PDP, na qual é uma das principais ferramentas para o bom desenvolvimento do município para crescer de forma planejada. “Elaborar o PDP é construir uma cidade melhor para todos, respeitando as diferenças visualizando os problemas do município, para isso é de suma importância a participação da população” garante o engenheiro.

Na sequência divididos em grupos, os participantes identificaram diversos problemas e apresentações de propostas para melhor qualidade de vida para a população de Jateí nas três localidades, cidade, distrito e assentamento, na qual serão passadas por diagnóstico para elaboração do plano. O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbanístico, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal, visando o bem-estar da comunidade local.  Aponta rumos e apresenta diretrizes para uma Polícia de Desenvolvimento Regional como promover o crescimento sustentável e equilibrado, pois de uma forma geral, o planejamento é um processo técnico destinado a transformar a realidade existente em direção a objetivos previamente estabelecidos.

O prefeito Arilson Targino ressaltou que é de suma importância o Plano Diretor para o município, na qual visa benefícios tanto para a cidade como toda a zona rural, sendo este um instrumento que irá definir o futuro de Jateí, pois a participação da população é indispensável neste momento com ideias e sugestões para definir o rumo para o bom desenvolvimento do município.

O coordenador do Plano do Diretor Participativo em Jateí Odair Marim frisou sobre a participação da população, que é de suma importância na concretização do Plano, que será um conjunto de leis que trará muitos benefícios a todos, e consequentemente mais recursos para o município. Participaram também do encontro a representante da AGEHAB/MS Sônia Barbosa Lopes, os vereadores José Pereira, Francisco Alves de Araújo e Armando de Souza, secretários municipais, brigadistas do Prevfogo, e demais lideranças locais.