Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Enilton Zalla mostra talento musical durante evento de adoção e encanta público

De músico á delegado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Conheça a história de Enilton Zalla

Marcos Tomé/Região News

21 de Outubro de 2014 - 15:40

Enilton Pires Zalla, um paranaense de 42 anos que se apaixonou pelo Mato Grosso do Sul ainda menino, quando criado comendo arroz carreteiro na região de Aquidauana, cidade sul-mato-grossense histórica com população estimada em 46.998 habitantes (segundo dados do IBGE), conhecida nacionalmente como sendo o “pórtico” de acesso ao Pantanal.

Apesar de ter nascido em Maringa – PR, passou boa parte de sua juventude em Campinas, interior paulista, onde se tornou músico profissional aos 20 anos. Dois anos antes, em 1990 teve o primeiro contato com o saxofone, instrumento de sopro que se tornara sua grande paixão musical e que carrega até hoje em suas raras aparições.

O despertar do RN pela histórica de Zalla, é um retrato da admiração e encanto que este provocara num público seleto que lotou o plenário da Câmara Municipal, Adenildo Amaral Lacerda, ontem à noite (20), quando subiu ao palco do anfiteatro e mostrou seu talento e intimidade com a música.

Entrevista

Ao Região News, Enilton Zalla, que há 8 anos exerce a função de delegado da Polícia Civil, conta sua trajetória de superação e a importância da música como fator social e econômico neste contexto. “Devo quem sou, bem como, todas as conquistas de minha vida, primeiramente a Deus e depois, a música”, afirma.

Aos 17 anos passou no vestibular da PUC-Campinas no curso de direito. No ano seguinte, já iniciada ás aulas, enveredou-se para música como meio de viabilidade econômica para custear as despesas com os estudos. Foi assim até a conclusão do curso em 2001, neste intervalo, tocava em festas particulares como casamentos, debutantes e empresas. Chegou a ser contratado pelas gigantes; Petrobras e Grupo Pão de Açúcar para tocar em feiras.

No final de 2001, já formado, retornou para o Mato Grosso do Sul (Campo Grande), iniciou estudos para prestar concurso público. Cinco anos mais tarde (2006), foi aprovado em concurso onde exerce a função de delegado da Polícia Civil, lotado desde abril na DEPOL de Sidrolândia.

A última apresentação do música/delegado que antecedeu a desta segunda-feira, ocorreu no dia 18 de agosto durante encontro de casais promovido pela 3ª Igreja Batista, denominação a qual pertence. Ele diz que se apresenta só quando convidado, preferencialmente em eventos da própria corporação policial, do judiciário e cristã.