Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Economia

Seca no Centro-Oeste aumenta custos da produção leiteira

Para a manutenção de 240 animais, sendo 137 vacas em lactação, o consumo de silagem chega a sete toneladas por dia, já que a pastagem continua seca

CNA/Famasul

22 de Outubro de 2014 - 08:21

Os produtores de leite estão enfrentando um ano atípico devido aos problemas climáticos que atingem as regiões produtoras. A seca no Centro-Oeste já completa sete meses e, mesmo se chover nos próximos dias, são necessários mais 40 dias para a pastagem se recompor. Segundo o pecuarista Aguinaldo Lelis, de Planaltina (DF), o custo só vai aumentar e com um agravante da previsão de queda no preço do leite já no próximo pagamento aos produtores.

– Não tem como preço baixar o preço se teremos aumento nos custos. A mão de obra, energia e combustível também impactam na produção – diz.

Lelis diz que a falta de energia elétrica atrapalha a ordenha e paralisa os tanques cheios de leite, que ele teme perder. O pecuarista relata que está pagando R$ 2 mil de luz, aumento de 15%. Além do custo da mão de obra que subiu 8%.

Para a manutenção de 240 animais, sendo 137 vacas em lactação, o consumo de silagem chega a sete toneladas por dia, já que a pastagem continua seca.

Oscilações de preço

Levantamentos feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostraram a estabilidade dos preços durante todo ano, mesmo na entresafra, quando geralmente tem oscilações no valor do litro.

– O ano começou com valores um pouco com alta de 2013, porém, depois deu uma queda e estabilizou passando este ano pela entresafra, com preço estabilizado do leite – disse o superintendente técnico adjunto CNA, Bruno Lucchi.

O superintendente explica que a queda nos preços ate o final do ano é inevitável porque os produtores estimularam a produtividade e está sobrando leite no mercado.

– Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que a captação de agosto aumentou 13% em relação a gosto de 2013. Isso mostra teve estimulo da alimentação e isso foi significativo – diz Lucchi.