Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Bombeiros já atenderam 77 ocorrências de incêndio em vegetação na Capital neste mês

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os números totais deste ano estão abaixo dos registrados no ano de 2013

Midiamax

23 de Outubro de 2014 - 15:13

O Corpo de Bombeiros já atendeu 77 ocorrências de incêndio em vegetação em Campo Grande somente neste mês. Os números foram registrados entre os dias 1º e 22 deste mês, uma média de 3,5 incêndios por dia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os números totais deste ano estão abaixo dos registrados no ano de 2013. No ano passado, entre janeiro e outubro foram 864 ocorrências. Neste ano, de janeiro até o dia 22 deste mês, foram 777 ocorrências de incêndios em vegetações.

Conforme a corporação, a maior parte dos incêndios em vegetação são causados por pessoas que utilizam o fogo para a limpeza de terrenos e pastagens. Na última sexta-feira (17), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação atrás do Complexo Policlínico Odontológico da Universidade Anhanguera (Uniderp) e se espalhou para o depósito de materiais de uma construtora.

O Corpo de Bombeiros alerta que entre as consequências dos incêndios estão a destruição da fauna e flora, mortes de animais e micro-organismos, além de colocar em risco edificações próximas e o tráfego de veículos, acidentes de trânsito e riscos para a aviação estão entre as causas diretas.

Para apuração de infrações criminosas nos casos de ocorrência de fogo em terrenos sem autorização ambiental e com autor conhecido, o caso deve ser denunciado à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) no telefone 3368-6144 ou por meio do telefone 3314-3572 na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), ou 3314-9854 Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). Os bombeiros deverão ser acionados de imediato pelo 193 para o combate das chamas.