Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Cultivo de maracujá tem retorno rápido ao produtor, afirma instrutor do Senar/MS

Na próxima semana, o Senar/MS qualificará mais um grupo de produtores. A qualificação acontece de 27 a 30 de outubro, no município de Sidrolândia

Assessoria

24 de Outubro de 2014 - 10:21

Retorno rápido, fácil comercialização e clima propício. De acordo com o instrutor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul, João de Moura, apesar de tímido, o cenário é promissor para quem cultiva maracujá no Estado. Na próxima semana, o Senar/MS qualificará mais um grupo de produtores por meio do curso Plantio e Manejo Básico de Pomar - Cultivo de Maracujá. A qualificação acontece de 27 a 30 de outubro, no município de Sidrolândia.

João Moura afirma que um ano após o plantio já é possível colher e vender os frutos. “O produtor consegue colher em média 30 toneladas por hectare aqui no Estado e comercializar a caixa de 16 quilos a um valor entre RS 26 e R$ 30”, detalha. Moura também prevê o investimento inicial: “A compra de sementes, o investimento em madeira para a fabricação da parreira, correção do solo e irrigação somam cerca de R$ 10 mil por hectare”, calcula o instrutor do Senar/MS.

Para o instrutor, a primeira coisa em que o produtor precisa observar é a compra de sementes certificadas e de qualidade. “A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o Ceasa - Central Estadual de Abastecimento oferecem sementes de qualidade e podem ser grandes parceiras”, relata. Além desse cuidado, chama atenção para a análise do mercado. “Por mais que seja uma cultura de fácil comércio, o produtor precisa estar atento e calcular para quem ele poderá vender a produção na região em que cultiva, seja para supermercados ou para o Ceasa”, esclarece.

Serão 32 horas de curso com abordagens teóricas e práticas, envolvendo aspectos técnicos da cultura do maracujá, como importância econômica e social, e tratos culturais, como seleção de mudas, correção e adubação do solo, espaçamento da área para o plantio, plantio e sanidade. Com foco no desenvolvimento econômico, a capacitação também orienta para o transporte e a comercialização.

No mês de novembro, o Senar/MS realizará novamente a capacitação em Cultivo de Maracujá, dessa vez em Bela Vista, dos dias 18 a 21. Mais informações no Sindicato Rural do município pelo telefone 3439-1460. De 27 a 31 de outubro, a entidade oferece  57 diferentes cursos ao homem do campo. Para saber mais, ligue no 3320-9700 ou acesse www.senarms.org.br.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.