Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Em Sidrolândia, TSE calcula que eleitor vai levar 53 segundos para votar

No primeiro turno, o tempo de votação foi 61 segundos na urna comum e 85 segundos, na urna biométrica

Flávio Paes/Região News

25 de Outubro de 2014 - 07:41

Os 28.268 eleitores aptos a votar neste domingo em Sidrolândia, onde haverá urnas biométricas, levarão  53 segundos para votar neste segundo turno, para Presidente da República e Governador do Estado. No primeiro turno, o tempo de votação foi 61 segundos na urna comum e 85 segundos, na urna biométrica. No dia 05 de outubro o eleitor votou para, deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República.  .

No Estado também haverá urnas biométricas em Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Bandeirantes e Jaraguari. No total 86.406 eleitores sul-mato-grossenses terão este mesmo sistema de identificação complementar pelas digitais. Em Sidrolândia será a quarta vez que o eleitor usará urnas biométricas, já utilizadas na eleição municipal de 2012; na suplementar de 2013 e no primeiro turno, no último dia 05 de outubro.

Esta estimativa de tempo que o eleitor deve levar para votar foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral em Mato Grosso do Sul e nos outros 12 estados e no Distrito Federal, onde haverá o segundo turno. O eleitor deve gastar 29 segundos na urna comum e os já mencionados 53 segundos na urna biométrica para votar no candidato a governador e a presidente.

Segundo o TSE, nos estados onde a disputa para governador foi definida no primeiro turno, o eleitor precisará, em média, de 18 segundos para concluir a votação na urna comum. Nas urnas biométricas, o tempo de votação previsto é 42 segundos. Neste caso, o eleitor vai escolher somente o presidente da República.

 A estimativa leva em conta desde o momento em que o eleitor se apresenta ao mesário e vai à cabine de votação até o último voto na urna eletrônica. No primeiro turno, o tempo de votação foi 61 segundos na urna comum e 85 segundos, na urna biométrica.