Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Foguete de carga da Nasa explode em lançamento

A missão, conhecida como CRS-3, era a quarta viagem da Orbital para a ISS, contando com o voo de demonstração

Band

29 de Outubro de 2014 - 07:16

Um foguete não tripulado da companhia Orbital Science explodiu, nesta terça-feira (28), seis segundos após o lançamento da missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

"O foguete Antares sofreu um acidente logo após a decolagem", reportou o centro de controle da missão da Nasa, em Houston, Texas. Chamas foram vistas na plataforma de lançamento costeira, depois que o foguete decolou na Ilha Wallops, Virgínia, no pôr-do-sol, às 18h22 locais (20h22 de Brasília). As causas da explosão ainda não estão claras.

"Neste momento parece que os danos estão limitados à instalação" de lançamento, informou um comentarista da Nasa.

"Não há indícios de que haja funcionários em risco, embora tenhamos significativos danos à propriedade e significativos danos ao veículo", prosseguiu.

O controle da missão da Nasa informou que o acidente aconteceu logo depois que a nave de carga não tripulada Cygnus foi lançada rumo à ISS transportando 2.200 quilos de provisões para os seis astronautas a bordo da estação orbital.

Este foi o primeiro lançamento noturno do foguete Antares, informou a Orbital. A missão, conhecida como CRS-3, era a quarta viagem da Orbital para a ISS, contando com o voo de demonstração.