Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Com fechamento de ONG, Prefeitura terá de se estruturar para montar Centro de Zoonoze

Hoje o município sequer tem um veículo adequado para captura dos animais. Não há na cidade um forno para incineração dos restos mortais dos animais que precisam ser sacrificados.

Flávio Paes/Região News

29 de Outubro de 2014 - 14:13

O fechamento da Organização Não Governamental Associação Protetora dos Animais Amigo Bicho, vai obrigar a Prefeitura de Sidrolândia se estruturar para iniciar em 2015 a estrutura do Centro de Controle de Zoonoses. Hoje o município sequer tem um veículo adequado para captura dos animais. Não há na cidade um forno para incineração dos restos mortais dos animais que precisam ser sacrificados. A eutanásia é recomendada para os casos de cães diagnosticados com raiva ou leishmaniose.

Ano passado o prefeito Ari Basso (PSDB) se recusou a assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público que obrigava o município a implantar em 90 dias um Centro de Controle de Zoonoses no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. Na época o prefeito alegou falta de recursos financeiros.

O CCZ, deveria funcionar separado da Vigilância Sanitária e sob o comando de um médico veterinário, dispondo de estrutura como uma viatura (o modelo carrocinha) para a captura de cães e gados soltos pela rua e controle de animais sinantrópicos (ratos, pombos, baratas e mosquitos) por transmitir doenças ao ser humano e peçonhentos (cobras, escorpião e aranhas) que em caso de picada podem provocar até a morte.

A proposta do TAC se originou das conclusões de um inquérito aberto pelo Ministério Público a partir da denúncia de pais e alunos sobre a proliferação de pombos na Escola Municipal Olinda Brito de Souza, onde foram constatados resíduos de penas e fezes dos animais, na quadra de esporte e até dentro da cantina onde é servida a merenda escolar.

O promotor fez uma consulta formal ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, sobre a necessidade de uma CCZ numa cidade do porte de Sidrolândia, com menos de 50 mil habitantes. O CRMV/MS, com base na legislação federal, reafirmou ser tarefa do município cumprir esta tarefa de controle das zoonoses.

As zoonoses são doenças  transmitidas ao homem pelos animais como a leishmaniose, toxoplasmose (transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença); leptospirose (muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria); raiva (doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado); Dengue (transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti); histoplasmose (os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença).