Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Senai de MS inicia negociação para parceria com Universidade de Nebraska

O IST Alimentos atua com uma equipe de profissionais dedicada a área de prestação de serviços em tecnologia e inovação como consultoria

Daniel Pedra

31 de Outubro de 2014 - 09:57

O Senai de Mato Grosso do Sul inicia, no próximo dia 14 de novembro, as negociações para o estabelecimento de uma futura parceria com a Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos. De acordo com o diretor-técnico do Senai no Estado, Dax Peres Goulart, uma equipe de professores norte-americanos, do campus de Kearney, vai visitar o IST (Instituto Senai de Tecnologia) Alimentos, de Dourados (MS), acompanhados por técnicos da Embrapa.

Essa equipe estará em Dourados no próximo dia 14 de novembro, às 10 horas, coordenada pelo vice-diretor-administrativo para assuntos acadêmicos da Universidade de Nebraska, Charlie Bicak, e pelo professor Jerry Fox, do escritório para assuntos internacionais da Universidade. “A cidade de Kearney busca uma cidade irmã em Mato Grosso do Sul e essa será a primeira visita dos representantes da Universidade para conhecer o município de Dourados. O objetivo é mostrar aos visitantes as características e potencialidades para interação entre as duas cidades, bem como abrir a possibilidade para a troca de conhecimentos e futuras parcerias entre a instituição de ensino dos EUA e o Senai”, disse.

Nesse sentido, conforme explicou Dax Goulart, o IST Alimentos foi escolhido como um dos locais de interesse dos visitantes, tendo em vista obter informações sobre o setor industrial na região de Dourados e a atuação do Senai no Estado. O IST Alimentos atua com uma equipe de profissionais dedicada a área de prestação de serviços em tecnologia e inovação como consultoria, assessoria e serviços tecnológicos de maior valor agregado, tendo como foco principal atender o setor de alimentos e suas áreas transversais (automação industrial, mecânica industrial, energia e química).

Já a área de metrologia ampliou o portfólio por meio da prestação de serviços de ensaios em seus laboratórios. "Hoje, a unidade já possui laboratório de microbiologia que atende as indústrias com uma extensa lista de ensaios. Esse escopo deve ser ampliado, já que estão sendo adquiridos novos equipamentos para oferecer serviços de maior complexidade. Além disso, o Instituto presta serviços de análises físico-químico oferecendo as empresas soluções integradas", disse o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Gilberto Evidio Schaedler.

O IST Alimentos também oferece serviços para empreendedores e empresários que tenham interesse em inovar e estruturar melhor seus estabelecimentos por meio da instalação do Laboratório Aberto do Senai, onde haverá uma equipe de profissionais especializados para oferecer todos os subsídios desde a criação até a estruturação do negócio. O mercado estratégicos do Instituto está voltado para as áreas de alimentos e bebidas, carnes e açúcar e álcool, incluindo análises sensoriais de alimentos, consultorias em soluções integradas na melhoria de processo, eficiência energética, manutenção de máquinas, segurança e qualidade do produto para o consumidor.

O portfólio de serviços inclui ensaios laboratoriais físico-químicos e microbiológicos em alimentos, águas e bebidas, assessoria em procedimentos para laboratório de alimentos, bem como assessoria e consultoria em sistema de gestão para segurança de alimentos com elaboração e implantação de manual de boas práticas de fabricação, implantação de Programa Alimento Seguro, desenvolvimento de tabela nutricional, elaboração e implantação de rotulagem de alimentos e bebidas, elaboração e adequação do layout, entre outros.