Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 18 de Março de 2024

Esporte

Nasr assina com a Sauber por duas temporadas e garante vaga na F-1

Nascido em Brasília em 21 de agosto de 1992, Nasr começou no kart ainda criança e se destacou com diversos títulos nacionais e regionais

GloboEsporte

06 de Novembro de 2014 - 07:33

O Brasil terá mais um representante além de Felipe Massa na Fórmula 1 em 2015. Piloto reserva e de testes da Williams neste ano e vice-líder da GP2, Felipe Nasr assinou contrato por duas temporadas com a Sauber. Ele será companheiro de equipe do sueco Marcus Ericsson, anunciado pelo time suíço no último sábado. Dono de um currículo vitorioso na base e contando com um forte aporte financeiro de empresas nacionais, o piloto de 22 anos já vinha negociando com a Sauber desde o ano passado, mas a vaga de titular só foi concretizada agora. Com isso, Felipe Nasr será o 31º brasileiro a competir na Fórmula 1. 

Em entrevista ao Jornal Nacional, Nasr comentou a expectativa de finalmente realizar o sonho de correr na principal categoria do automobilismo.

- Estarei oficialmente participando da Fórmula 1 com a Sauber. É um sonho que acaba de se realizar. Se a gente olhar, o Felipe Massa e o Kimi Raikkonen também entraram na Fórmula 1 pela Sauber e tiveram a oportunidade de crescer na categoria - disse Nasr. 

Nascido em Brasília em 21 de agosto de 1992, Nasr começou no kart ainda criança e se destacou com diversos títulos nacionais e regionais. Em 2008, ele estreou nos monopostos ao participar de duas provas da Fórmula BMW Américas. No ano seguinte, foi campeão europeu de Fórmula BMW. Em 2011, conquistou o título da até então badalada Fórmula 3 em sua segunda temporada na categoria. Um ano depois, seguiu para a GP2. Após uma estreia discreta quando terminou em 10º lugar em 2012 correndo pela equipe DAMS, Nasr disputou os títulos nas duas últimas temporadas da principal porta de entrada para a Fórmula 1. Em 2013, Nasr se transferiu para a Carlin, mesmo time pelo qual ganhou o título da Fórmula 3 Inglesa. Com regularidade, o brasileiro conquistou pódios e se manteve na briga pelo campeonato até quase o fim, mas terminou em quarto na tabela. Sem obter vaga na F-1 para 2014, Nasr ficou mais um ano na Carlin e venceu quatro provas, mas não conseguiu tirar o título do inglês Jolyon Palmer.

Paralelo a GP2, Nasr acertou com a Williams do xará e compatriota Massa para exercer o papel de piloto reserva e de testes nesta temporada. Ele assumiu o cockpit do FW36 do finlandês Valtteri Bottas em alguns treinos livres, além de participar de sessões de testes ao longo do ano. No último GP dos Estados Unidos, Nasr até superou o xará Felipe Massa no primeiro treino antes de ceder o carro ao titular Valtteri Bottas.

Criada em 1993 por Peter Sauber, a escuderia de origem suíça é uma das mais tradicionais entre as equipes médias da Fórmula 1. Sob a gerência de seu fundador o time tem como melhor resultado o 2º lugar de Sergio Pérez no GP da Malásia de 2012. Gerenciada pela BMW entre 2006 e 2009, a equipe alcançou seu único triunfo com Robert Kubica, no Canadá em 2008, e teve seu maior momento de glória, ao ser vice-campeã de Construtores um ano antes.

Desde que voltou para as mãos do fundador em 2010, porém, a equipe vive seu pior momento na categoria. Em 2014, é a penúltima colocada do Mundial de Construtores, atrás da “nanica” Marussia e à frente apenas da Caterham. No ano passado, porém, o time suíço teve um rendimento bem mais animador. Marcou 57 pontos e terminou o campeonato na 7ª colocação.

- A gente tem condições de construir um carro legal para 2015. Tem estrutura para ter um rendimento bem melhor do que foi este ano - completou Nasr ao JN.