Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 18 de Março de 2024

Esporte

Novato na Seleção, Roberto Firmino não passou em teste no São Paulo

Aos 39 anos, Bilu acumula no currículo passagens por clubes como Figueirense, Atlético-MG e Coritiba

GloboEsporte

20 de Novembro de 2014 - 09:26

O golaço anotado por Roberto Firmino na vitória do Brasil sobre a Áustria, na terça-feira, apresentou o alagoano aos brasileiros. Até chegar a esse momento decisivo na carreira, o meia-atacante trilhou caminhos difíceis no futebol. O alagoano começou a jogar no CRB, na última década, e se profissionalizou no Figueirense, onde se destacou e foi negociado para o Hoffenheim -ALE. No entanto, pouca gente sabe que o novato da Seleção não foi aprovado em testes no São Paulo, quando ainda estava na base. As informações são do ex-jogador Luciano Lopes de Souza, conhecido como Bilu. 

Aos 39 anos, Bilu acumula no currículo passagens por clubes como Figueirense, Atlético-MG e Coritiba. Aposentado, ele contou ao site, por telefone, que Roberto Firmino teve a oportunidade de treinar no Tricolor em 2008. 

- Na verdade, eu é que levei esse jogador para o São Paulo para fazer teste. Na época, eu defendia o Atlético-MG e tinha lesionado o joelho. Por conta disso, estava no São Paulo fazendo tratamento. O Toninho Almeida, técnico da base do CRB na ocasião, me ligou e disse que tinha um jogador para indicar. Pedi que ele me enviasse um vídeo do atleta. Assisti, gostei e falei com o Milton Cruz, na época braço direito do Juvenal Juvêncio [ex-presidente do São Paulo]. Expliquei que um garoto de Maceió tinha potencial, e perguntei: "Tem como trazer?". Ele disse sim.  

Tendo o pedido aceito, Bilu viabilizou a ida de Firmino até a capital paulista. Mas o atleta foi descartado rapidamente. 

- Ele foi muito mal avaliado no São Paulo. Treinou muito pouco com bola. Terminou não sendo aproveitado. Eu estava responsável pelo jogador, levei-o a um hotel na Barra Funda, e entrei em contato com o Abelha, que era coordenador da base do Figueirense. Expliquei a situação e indiquei o Firmino para ele. Depois de uma semana fomos a Florianópolis, assinamos o contrato de juniores para o Firmino e ele passou a treinar no Figueirense - lembrou o ex-jogador. 

Sem espaço em Cotia, mas com portas abertas no Figueira, o alagoano viu etapas importantes da carreira serem cumpridas. O meia-atacante foi aos poucos ganhando espaço até assinar contrato como profissional. Antes de despontar no time principal, no entanto, surgiu a chance de Firmino ter a primeira experiência na Europa, em 2009. 

- O Roberto passou por um período de testes no Olympique de Marselha-FRA. Foram algumas semanas de muito aprendizado fora do país. Isso influenciou positivamente para o bom retorno dele ao Brasil. Quando ele subiu para a equipe profissional do Figueirense, arrebentou e foi eleito a revelação da Série B do Brasileiro em 2010 - comentou Bilu.

O ex-jogador revelou ainda que teve a autorização dos pais de Firmino para fazer as viagens com o atleta. Tendo participação decisiva no início da carreira do jogador, inclusive atuando ao lado do atacante no Figueirense na temporada 2010, quando ainda jogava futebol, Bilu criticou algumas histórias contadas acerca da formação do meia-atacante. 

 - Houve o treinamento de técnicos da base do CRB, a exemplo do Guilherme, que o treinou ainda no infantil, mas o Firmino não ganhava nem vale transporte no CRB. Agora é muito bom lembrar, mas quem o observou e me indicou foi o Toninho, e eu que levei o Firmino ao São Paulo e Figueirense. Dei apenas o pontapé, os méritos dele chegar onde chegou são todos dele.  Amigo de Firmino, Bilu disse que conversou com o atacante da Seleção após o golaço sobre a Áustria e o parabenizou pelo feito. 

- Desejo todo sucesso a ele. Tem talento pra ir muito longe ainda - garantiu Bilu.