Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Mercado Pago reforça estratégia para transformar celular em carteira digital

O leitor de cartões é um pequeno aparelho que se conecta aos smartphones por meio da saída de áudio desses aparelhos

Veja.com

21 de Novembro de 2014 - 08:45

O Mercado Pago dobrou, nesta quinta-feira, a aposta em soluções para pagamento móvel iniciada há cerca de dois meses com o lançamento de um app para transferência de valores entre usuários. Agora, a plataforma de pagamentos on-line apresenta duas novidades. A primeira é voltada a proprietários de aplicativos e permite que esses desenvolvedores acrescentem a seus apps para dispositivos móveis os recursos de pagamento do Mercado Pago, facilitando assim transações comerciais.

A segunda é o lançamento de um leitor de cartões de crédito ou débito que, acoplado ao celular, permite que pequenos comerciantes cobrem por produtos ou serviços. "Estamos olhando para os micro e pequenos empreendedores", disse Marcelo Coelho, diretor do Mercado Pago Brasil.

A empresa informou ainda uma novidade em relação ao app para transferência de valores entre usuários: a isenção do pagamento da tarifa relativa à operação — que é de 4,99%. "As pessoas já utilizavam a plataforma no computador para fazer isso. Agora, queremos trazê-las para o ambiente móvel", disse Coelho.  "Até agora, trabalhávamos para concretizar operações na tela do computador. Hoje, avançamos para o pagamento em qualquer tela."

Os desenvolvedores que quiserem incorporar a ferramenta de pagamentos do Mercado Pago a seus aplicativos só precisam incluir um conjunto de códigos desenvolvidos pela empresa de comércio eletrônico (SDK, o kit de desenvolvimento de software). É possível adicionar o recurso tanto em aplicativos para o sistema operacional Android, do Google, quanto para o iOS, da Apple.

O leitor de cartões é um pequeno aparelho que se conecta aos smartphones por meio da saída de áudio desses aparelhos. Ele faz a leitura tanto de cartões que usam chips quanto daqueles que só possuem tarja magnética. É possível fazer a operação utilizando as principais bandeiras de crédito do mercado brasileiro. Por ora, apenas usuários escolhidos da plataforma receberão os leitores, que depois deverá ser vendidos aos demais.

O Mercado Pago se apresenta como o maior facilitador de pagamentos eletrônicos da América Latina. Neste ano, 115 milhões de pessoas utilizaram a plataforma, sendo que aproximadamente metade delas são brasileiras. Nesse período, foram movimentados 2,42 bilhões de dólares, referentes a cerca de 31,5 milhões de operações. A empresa faz parte do grupo Mercado Livre.