Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Demanda menor segura produção de grãos no Brasil

O novo quadro da atividade agrícola se desenha em função de uma inversão entre produção e demanda no mercado global

Famasul

22 de Novembro de 2014 - 09:02

A safra brasileira de grãos deve crescer a taxas menores nas próximas temporadas. O cenário poderá ser verificado já na colheita 2014/15, na qual a estimativa é retirar 202 milhões de toneladas dos campos – 7 milhões a mais em relação à safra 2013/14 (195 milhões de toneladas). A média dos anos anteriores era de 14 milhões de toneladas adicionais a cada safra. A análise faz parte do levantamento do projeto Expedição Safra Gazeta do Povo, cuja 9.ª edição foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, em Marialva, no Norte do Paraná. 

“O Brasil irá superar a temporada anterior, mas com um índice de crescimento equivalente à metade do registrado no passado. O cenário é de sustentabilidade e isso fará a diferença no novo ciclo do agronegócio”, diz o coordenador do projeto e gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira. 

O novo quadro da atividade agrícola se desenha em função de uma inversão entre produção e demanda no mercado global. Entre as safras 2005/06 e 2012/13, o crescimento de 2,43% na demanda superou a produção de grãos (2,18%). Porém, na safra passada, com os estoques mundiais em alta, o consumo aumentou 4%, enquanto a produção mundial cresceu 5,9%. “A estimativa para a atual temporada é de que a produção cresça 7,4% e o consumo apenas 4,9%”, diz Ferreira. 

De acordo com levantamento inicial da Expedição Safra, o potencial da produção brasileira de grãos inicialmente estimado em 202 milhões de toneladas de grãos deve ser revisado para baixo. A seca que atrasou os trabalhos de semeadura do ciclo atual comprometeu a área de segunda safra de milho nos dois maiores produtores do cereal: Mato Grosso e Paraná. Na temporada passada, o país produziu 195 milhões de toneladas. 

Dentro da previsão geral da Expedição, a produção será de 94,5 milhões de toneladas de soja e 75,5 milhões de milho (verão + safrinha).