Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Hegemônico, Cruzeiro conquista tetra com campanha incontestável

O treinador com passado no arquirrival Atlético-MG provou ser profissional, e indicou contratações que encaixaram como uma luva no Cruzeiro

Gazeta Esportiva

24 de Novembro de 2014 - 08:37

O Cruzeiro é o melhor time do Brasil pelo segundo ano consecutivo. O período de hegemonia da Raposa no futebol brasileiro começou com a contratação de Marcelo Oliveira, técnico que mostrou serviço no Coritiba, mas chegou a Belo Horizonte-MG sob forte desconfiança da torcida. Hoje o treinador se tornou um dos ídolos do time, atingindo o auge da carreira com o título de 2014, conquistado dentro do Mineirão.

O treinador com passado no arquirrival Atlético-MG provou ser profissional, e indicou contratações que encaixaram como uma luva no Cruzeiro. Essa é a receita de sucesso do tetracampeonato, que foi conquistado com bastante folga em cima da concorrência. Prova disso, é que os cruzeirenses assumiram a liderança do Brasileiro na sexta rodada e não perderam mais a ponta da competição.

Restam ainda duas rodadas para o fim do Brasileiro, mas, assim como fez em 2013, o Cruzeiro confirmou o título de forma antecipada, mais uma prova da força da Raposa. Dono do melhor ataque do campeonato, a equipe celeste ficou com a taça mostrando um futebol envolvente, que foi atrapalhado pelo desgaste do excesso de jogos, mas o melhor time do Brasil superou o cansaço e foi novamente coroado com a taça.

O título de 2014 é o quarto dos celestes, campeões em 1966, 2003, ano da Tríplice Coroa com o time comandando pelo craque Alex e a última conquista foi a da temporada passada. Em 2014, os grandes destaques da equipe são: os armadores Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que foram, inclusive, lembrados para a Seleção Brasileira. O goleiro e capitão Fábio também foi peça fundamental no tetracampeonato.

O time base do Cruzeiro campeão de 2014 foi o seguinte: Fábio; Ceará, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno. Jogadores como o jovem Mayke e os atacantes Marquinhos e Alisson também podem ser considerados titulares já que houve uma espécie de revazamento na equipe, por ordem tática ou por lesão.

Campanha Brasileirão 2014: Os números do Cruzeiro no Brasileiro não deixam dúvidas sobre o mérito da Raposa para levantar a taça. Em 36 jogos, a equipe comandada por Marcelo Oliveira venceu 23 partidas, empatou em sete oportunidades e perdeu apenas seis vezes, somando incríveis 76 pontos, faltando ainda dois jogos para o fim da competição.

Um dos trunfos da equipe mineira para não dar chances aos rivais foi o fator casa, com os celestes vencendo quase todos os jogos no Mineirão, empurrado pela torcida que apoiou o time desde o início do Brasileiro. O time de Marcelo Oliveira soube usar bem o mando de campo, e perdeu apenas uma partida no Gigante da Pampulha, o clássico contra o arquirrival Atlético-MG. A parceria entre a torcida e o time foi fundamental para os celestes dispararem na ponta da competição sem ter o título ameaçado.

Formação do elenco: Contratado em dezembro de 2012, em menos de um ano, o técnico Marcelo Oliveira conseguiu montar uma equipe que envolveu os adversários oscilando muito pouco na competição, conquistando o Brasileiro de 2013. Sem o poderio econômico de clubes de Rio de Janeiro e São Paulo, a diretoria celeste e o treinador fizeram contratações precisas para a formação do elenco.

Com o time pronto, a cúpula celeste manteve os principais jogadores de 2013, e o resultado veio dentro de campo, com a equipe repetindo o feito da temporada passada e ficando com a taça do Brasileiro pelo segundo ano consecutivo, feito que apenas o São Paulo tinha conseguido até então.