Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Oito sapatos são roubados de museu de campo de extermínio nazista

Pelo campo de Majdanek passaram 150 mil pessoas, das quais 78 mil foram exterminadas, entre elas 60 mil judeus, indicou a fonte

Correio Braziliense

25 de Novembro de 2014 - 14:37

Oito sapatos de deportados foram roubados da exposição do museu do ex-campo nazista de extermínio de Majdanek, leste da Polônia, informou nesta terça-feira (25) a porta-voz Agnieszka Kowalczyk-Nowak. "O desaparecimento de sapatos foi constatado durante uma ronda de rotina de um funcionário do museu no sábado passado. O tecido que continha várias centenas de sapatos na barraca número 32 foi cortado", disse a porta-voz.

A polícia iniciou uma investigação. "Nesta barraca, onde apenas os sapatos são expostos, o público pode perceber a dimensão dos crimes nazistas", indicou a porta-voz. Ali são expostos milhares de sapatos de vítimas dos nazistas do total de 280 mil que existem nos depósitos do museu, explicou a fonte.

Pelo campo de Majdanek passaram 150 mil pessoas, das quais 78 mil foram exterminadas, entre elas 60 mil judeus, indicou a fonte. No ano passado, um gorro de prisioneiro roubado no museu havia sido colocado à venda no site de arremates e-Bay por uma soma de 1.750 dólares.

Finalmente, as autoridades americanas recuperaram o gorro, que foi devolvido à Polônia. Em 1989, um artista sueco roubou as cinzas das vítimas de um forno crematório. O campo de Majdanek foi construído pela Alemanha nazista perto da cidade de Lublin em 1941 e funcionou até 1944.