Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Audiência pública em MS debate entraves no acesso ao Pronaf

O Pronaf foi criado em 1995 para fomentar a agricultura familiar. O programa oferece linhas de crédito com juros variáveis de 0,5% a 4% ao ano

AgroDebate

27 de Novembro de 2014 - 15:42

Audiência pública que será realizada no dia 10 de dezembro, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, vai discutir as dificuldades de acesso dos agricultores familiares e dos pequenos e médios produtores de Mato Grosso do Sul aos recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

"É preciso melhorar o sistema de controle de concessão de créditos do Pronaf e diminuir a vulnerabilidade, a fim de se evitar que pessoas indevidas tenham acesso. O que queremos é garantir a transparência nesse importante programa, beneficiando quem realmente precisa”, apontou a deputada estadual Mara Caseiro (PtdoB), que propôs a realização da audiência.

O Pronaf foi criado em 1995 para fomentar a agricultura familiar. O programa oferece linhas de crédito com juros variáveis de 0,5% a 4% ao ano. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na safra 2014/2015 o Pronaf deve contabilizar operações em 5.454 municípios do país (98% do total) e prevê uma oferta de crédito de R$ 24,1 bilhões.

Devem participar da audiência, representantes do MDA, de entidades de agricultores familiares e das instituições financeiras que operam com recursos do Pronaf no estado. O evento será realizado a partir das 14h, no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.