Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Namajunas diz que é a próxima Ronda Rousey: “Tempo vai mostrar

Noiva do ex-lutador Pat Barry, Namajunas pratica taekwondo desde os cinco anos de idade e conquistou a faixa-preta quando tinha nove

Combate.com

11 de Dezembro de 2014 - 09:49

No início da vigésima temporada do “The Ultimate Fighter” nos EUA, o presidente do UFC, Dana White, causou uma grande expectativa ao dizer que havia uma futura Ronda Rousey na casa. Às vésperas da final do programa, que acontece nesta sexta-feira em Las Vegas, Rose Namajunas, uma das finalistas da edição, acredita que o chefão estava se referindo a ela quando deu a declaração. Loira e dona de uma beleza delicada, a lutadora de 22 anos tem uma personalidade forte e mostrou dentro da casa que está acostumada a superar obstáculos.

- Acredito que seja a próxima Ronda Rousey. Acho que o Dana falou isso por causa do meu jeito, do meu talento e, mais do que tudo, do meu potencial. Acho que era nesse sentido que ele estava me comparando com ela. Eu tenho potencial de ser uma das maiores estrelas desse esporte. O tempo vai mostrar isso - declarou a atleta em entrevista

Noiva do ex-lutador Pat Barry, Namajunas pratica taekwondo desde os cinco anos de idade e conquistou a faixa-preta quando tinha nove. Aos 16, começou a praticar caratê e jiu-jítsu, depois kickboxing. E foi só aos 18 anos que ela iniciou no MMA. Com um recorde de quatro vitórias e nenhuma derrota como amadora, Rose fez a sua estreia profissional em 2013, no mesmo card em que Carla Esparza, sua adversária desta sexta, vencia o cinturão peso-pena do Invicta FC. Na época, Carla já tinha 10 lutas como profissional. Desde então, Namajunas  fez mais dois duelos e conquistou um recorde de duas vitórias e uma derrota antes de entrar na casa. Amanhã, no entanto, ela medirá forças contra uma amiga e pioneira na divisão, mas demonstra uma confiança digna de lutadora experiente:

- Carla é definitivamente uma oponente formidável. Ela é de um alto nível, chegou na final. Só isso já é uma grande conquista. Eu preciso ter muita humildade nessa luta, mas eu estou pronta para  tudo. Eu acho que a minha trocação e o meu chão vão anular o wrestling dela, que é o seu ponto forte. Você sabe que ela vai tentar te derrubar e ainda assim ela consegue a queda, mesmo quando você está 100% na defensiva. Então, estou focada em usar a minha trocação para tentar finalizar a luta em pé ou no chão. Eu não sei em qual round vou vencer, mas não irá para decisão com certeza. Vou finalizar.

Sobre o tempo que passou na casa, a lutadora prefere focar no lado positivo. Durante todo o programa ela demonstrou ser muito emotiva, sofrendo bastante com a pressão que impunha sobre si mesma. Única representante do time Melendez a passar da primeira fase, Rose derrotou  Alex Chamber, Joane Calderwood e Randa Markos para chegar à final, mas confessa que a ficha ainda não caiu:

- Eu não sei explicar como cheguei até aqui…é questão de tempo e oportunidade, também de estar no lugar certo na hora certa e de enfrentar os meus medos. Tudo o que eu tenho medo de fazer, acredito seja apenas mais uma razão para fazê-lo. Então, para mim, me tornar profissional foi definitivamente um grande passo naquela época e, claro, o próximo passo, que foi entrar no TUF, foi ainda maior. Eu estava com medo de fazer isso e estava muito nervosa, mas eu fiz exatamente o que tinha que fazer. Essa é a minha atitude para com tudo, de aproveitar ao máximo todas as oportunidades  e não ter medo de correr riscos.E hoje estou sem palavras. Eu sabia de tudo o que era capaz e que tinha as habilidades, o talento e a confiança em mim mesma para ser a melhor do mundo, mas estar aqui a uma luta do cinturão é algo surreal e é muito duro explicar o quão orgulhosa eu estou por tudo o que fiz. Não só derrotei todas as minhas adversárias, como fiz isso de uma forma espetacular e venci todas as lutas com finalizações. Então estou muito feliz – finaliza.

O duelo entre Rose Namajunas e Carla Esparza será a luta principal do TUF 20 Finale, que ainda traz o brasileiro Charles do Bronx medindo forças contra Jeremy Stephens na co-luta principal. O evento acontece nesta sexta-feira, em Las Vegas, e terá transmissão ao vivo do Canal Combate, a partir das 21h (horário de Brasília). A pesagem acontece nesta quinta-feira, a partir das 22h, com transmissão ao vivo do Combate e do Combate.com.

TUF 20 Finale

12 de dezembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO

CARD PRINCIPAL

Peso-palha: Rose Namajunas x Carla Esparza
Peso-pena: Jeremy Stephens x Charles do Bronx
Peso-leve: Daron Cruickshank x KJ Noons
Peso-leve: Yancy Medeiros x Joe Proctor
Peso-palha: Randa Markos x Jessica Penne

CARD PRELIMINAR

Peso-palha: Joanne Calderwood x Seo Hee Ham
Peso-palha: Tecia Torres x Angela Magana
Peso-palha: Bec Rawlings x Heather Jo Clark
Peso-palha: Felice Herrig x Lisa Ellis
Peso-palha: Angela Hill x Emily Kagan
Peso-palha: Aisling Daly x Alex Chambers