Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Policia Federal confirma vazamento do tema da redação do Enem

Estavam envolvidos os próprios funcionários do consórcio que venceu o processo de licitação para aplicar o Enem

Band

19 de Dezembro de 2014 - 07:33

A Polícia Federal confirmou o vazamento da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Estudantes do Piauí receberam por WhatsApp uma fotografia que informava o tema "a publicidade infantil no mundo" uma hora antes do início das provas.

De acordo com o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal no Piauí, Alexandre Uchôa, o vazamento ocorreu já nos locais de aplicação das provas.

Ele sustenta que não houve furto dos cadernos do Enem em etapas anteriores - como na gráfica que fez a impressão ou na empresa que transportou os cadernos. Em 2009 as provas precisaram ser adiadas porque os cadernos foram furtados de dentro da gráfica que imprimia os exames. Estavam envolvidos os próprios funcionários do consórcio que venceu o processo de licitação para aplicar o Enem. 

A confirmação do vazamento do tema da redação partiu de uma perícia feita no celular de um estudante que recebeu a imagem. O adolescente de 17 anos publicou em seu perfil do Facebook a fotografia que recebeu por WhatsApp. A imagem foi enviado para o seu celular às 10h47min do horário local (11h47 do horário de Brasília) - uma hora antes do início da aplicação das provas. 

Segundo a Polícia Federal, outros dois estudantes também receberam a fotografia com o tema da redação no mesmo horário. Não há informações, no entanto, sobre quem foi o primeiro a enviar a imagem, já que o compartilhamento de mensagens no WahtsApp é muito rápido.

Em nota, o INEP declarou que trabalha com a PF e que qualquer candidato beneficiado será punido.

Veja a nota na íntegra:

“O Inep não tem confirmação da Polícia Federal sobre o encerramento das investigações relativas à denúncia de vazamento do tema da redação do ENEM 2014. O Inep tem trabalhado com a Polícia Federal desde o início das investigações e qualquer candidato que tenha sido indevidamente beneficiado será punido de acordo com o edital”.

Veja a nota da Polícia Federal:

“A Polícia Federal confirma que recebeu, por meio de denúncia, informações indicando o tema da redação para a prova do Enem. No entanto ainda se está investigando a situação em que o dado foi veiculado e quais seriam as circunstâncias e motivos que teriam levado a sua veiculação. A investigação corre em sigilo e visa a identificar os titulares da mensagem enviada ao telefone do denunciante”.