Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Policial

Motorista que não trocar extintor pode ser multado a partir de janeiro

Quem não trocar o extintor de incêndio com carga de pó BC para o modelo ABC nos veículos será multado a partir do 1º de janeiro de 2015.

Perfil News

20 de Dezembro de 2014 - 10:58

Logo no primeiro dia do ano que vem, os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC. É o que determina a Resolução 333, de 6 de novembro de 2099, do Departamento Nacional de Trânsito (Denaran). Motoristas que costumam deixar para a última hora as adequações exigidas na legislação do trânsito devem ficar atentos neste fim de ano.

Quem não trocar o extintor de incêndio com carga de pó BC para o modelo ABC nos veículos será multado a partir do 1º de janeiro de 2015.

De acordo com o tenente Valdomiro Vargas Júnior, do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (Bptran) de Campo Grande, o condutor que não se adequar à norma terá de pagar multa no valor de R$ 127 e também perderá 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

ESPECIFICIDADE

Sobre as mudanças nos extintores Vargas explica: o tipo BC controla o fogo em materiais líquidos inflamáveis e em materiais energizados, como baterias. Já o ABC, é capaz de coibir o fogo em objetos de plásticos e tecidos, por exemplo.

“A Resolução é de 2009, já antiga e os carros mais novos já devem estar com este tipo de extintor. A fiscalização irá verificar os veículos a partir de janeiro e quem não estiver adequado deverá pagar multa e perder pontos na carteira de motorista”, finaliza.

Após a troca, os motoristas devem fazer o descarte correto do extintor substituído conforme legislação ambiental vigente. A Resolução vale para todo o território nacional e inclui carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. O custo médio do extintor classe ABC é de R$ 85.