Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sanesul troca mais uma vez bomba do super-poço e pede para população reduzir consumo

Esta será a quinta vez que a Sanesul terá de substitui a bomba do super-poço.

Flávio Paes/Região News

22 de Dezembro de 2014 - 07:41

 A partir desta segunda-feira e nos próximos cinco dias a população de Sidrolândia terá de reduzir o consumo de água para escapar do racionamento. É que a bomba do super-poço da Rua Espírito Santo, instalada há menos de um mês, apresentou problemas no sábado à tarde quando passou a bombear para superfície areia junto com a água. Como a unidade responde por aproximadamente metade da produção do sistema de abastecimento, será preciso fazer manobras e com isto, quem não dispõe de reservatório em casa pode ter o abastecimento interrompido por algumas horas.

Segundo o gerente local da Sanesul, Marcelo Piel, a bomba deve estar apresentando problemas mecânicos, porque a parte elétrica funciona normalmente. A partir deste domingo ao invés de bombear água, quando colocada em funcionamento, pela tubulação só subia ar. Esta nova pane surpreendeu os técnicos já que a vazão do poço saltou de 82 para 160 mil litros por hora e havia possibilidade de retomar os 195 mil que foi o seu teto de produção.      

Esta será a quinta vez que a Sanesul terá de substituir a bomba do super-poço. Os problemas começaram em julho do ano passado, quando a vazão caiu drasticamente, ao ponto de junto da água, vir à superfície bastante areia. Foi preciso trocar a bomba, que tinha sido instalada sete meses antes e reduzir o volume de produção praticamente à metade. No mês de outubro novos problemas e outra troca de bombas. A última troca, no fim de novembro, foi feito pela Bras Guindastes Transportes e Serviços Ltda, ao custo de R$ 15.880,00.