Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Atlético-MG dá show e goleia Shakhtar na estreia de luxo de Pratto

O jovem Dodô também aproveitou para deixar sua marca, e marcou o quarto gol do jogo. Gladkiy e Fernando marcaram os tentos do Shakhtar

GazetaEsportiva

22 de Janeiro de 2015 - 10:19

O Atlético-MG iniciou a temporada em grande estilo nesta quarta-feira. O Galo recebeu os ucranianos do Shakhtar em partida amistosa no Independência, na estreia do avante argentino Lucas Pratto, que mostrou o faro de gol e balançou as redes do Horto, agradando a torcida atleticana logo no primeiro jogo. Os mineiros aplicaram uma goleada por 4 a 2, com boa atuação da equipe.

Mesmo sentido a falta de ritmo, já que o Atlético-MG está em pré-temporada, enquanto os ucranianos estão no meio da temporada, a superioridade atleticana prevaleceu em vários momentos do duelo. Lucas Pratto abriu o placar, Carlos ampliou em frango do goleiro Pyatov e ainda no primeiro tempo, Leonardo Silva dilatou a contagem. O jovem Dodô também aproveitou para deixar sua marca, e marcou o quarto gol do jogo. Gladkiy e Fernando marcaram os tentos do Shakhtar.

A ideia do Atlético-MG seria fazer pelo menos mais um amistoso antes da estreia do Campeonato Mineiro, que para o Galo acontece no dia 1 de fevereiro, no Independência, contra o Tupi. Um jogo contra os argentinos do Estudiantes chegou a ser marcado, mas a equipe da Argentina cancelou a partida alegando problemas de logística. Já os ucranianos enfrentam o Inter, na sexta-feira, e o Cruzeiro no domingo.

O jogo – Atuando com o apoio da torcida, que compareceu em grande número no Horto, o Atlético-MG iniciou a partida com uma postura mais agressiva que os ucranianos. O Galo manteve a posse de bola no campo de ataque na maior parte do tempo, explorando os lados do campo com o apoio dos laterais e com as chegadas de Luan e Carlos.

O objetivo na maior parte das jogadas era encontrar o estreante da noite, o argentino Lucas Pratto. As investidas atleticanas, porém, não atingiram o objetivo, com a equipe finalizando pouco contra a meta do goleiro Pyatov. Com o passar do tempo, o Shakhtar conseguiu equilibrar as ações, principalmente no setor de meio-campo.

No momento em que o jogo estava difícil, a estrela de Pratto brilhou, e aos 17, o jogador desviou cobrança de lateral de Marcos Rocha, e de cabeça, balançou as redes, enlouquecendo a torcida alvinegra pela primeira vez na temporada. Após o gol, o argentino teve o nome gritado por todo o estádio, caminhando para se tornar ídolo logo na estreia.

Com vantagem no marcador, o Atlético-MG voltou a ser melhor na partida, mas com os visitantes incomodando nos contra-ataques. Aos 27, Bernard roubou bola de Marcos Rocha, arrancou em velocidade e deu ótimo passe para Alex Teixeira e Luiz Adriano tabelarem até que Jemerson acabou com a festa. Aos 31, Alex Teixeira arriscou da entrada da área e Victor teve que se esticar todo para espalmar.

Quando parecia que o primeiro tempo terminaria com placar magro, aos 41, o atacante Carlos arriscou de longa distância, o goleiro Pyatov aceitou por debaixo das pernas, engolindo um enorme frango. A falha foi tão grande, que o próprio Carlos não comemorou muito. Aos 45, ainda teve tempo para Leonardo Silva desviar cobrança de escanteio e fazer o terceiro gol do Galo.

Na volta para a etapa final, os dois treinadores mexeram muito nas equipes. No Atlético-MG, Levir Culpi sacou, inclusive, o estreante Lucas Pratto. Mesmo com as mudanças, o Galo seguiu com as rédeas do confronto, e aos dez minutos, Dodô arrancou em velocidade e tocou na saída do goleiro, transformando o resultado em goleada no Horto.

O bom futebol do Atlético-MG gerou gritos de olé com menos de 15 minutos do segundo tempo. Os brasileiros do Shakhtar alegaram desgaste físico para justificar a dificuldade de acompanhar os atletas do Galo. Em um dos poucos lances de ataque do Shakhtar, o técnico romeno Mircea Lucescu invadiu o campo para reclamar da não marcação de um pênalti em cima de Wellington Nem e acabou expulso de campo.

O Atlético-MG diminuiu um pouco ritmo no fim da partida, mesmo assim, seguiu criando chance de marcar contra um Shakhtar bastante cansado. Aos 37, Alex Teixeira deu assistência para o atacante Gladkiy, que fuzilou a meta de Victor para fazer o gol dos ucranianos. Aos 41, Pedro Botelho derrubou Ilsinho dentro da área, penalidade que foi convertida por Fernando, fechando o placar no Horto.