Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Assistência Técnica Rural do Senar/MS modifica cotidiano de pequenos produtores

Produtores Rurais de Figueirão, Rio Verde do Mato Grosso e Terenos participam de uma capacitação oferecida no programa Hortifruti Legal

Assessoria

24 de Janeiro de 2015 - 07:50

Um grupo de 40 produtores rurais atendidos pelo programa Hortifruti Legal, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, teve a oportunidade de participar do primeiro dia da Showtec 2015 e conhecer tecnologias que objetivam otimizar a produção nas propriedades rurais de pequeno e grande porte no Estado.

Provenientes dos municípios de Figueirão, Rio Verde do Mato Grosso e Terenos, o grupo é assistido por uma equipe técnica de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural que atende as propriedades orientando com ações de gestão rural, profissionalização tecnológica e assistência técnica. O trabalho é realizado de forma personalizada, atendendo as particularidades de cada produtor e avaliando quais as melhores aptidões econômicas da região.

O produtor Oripes Santana, de Figueirão possui uma pequena propriedade na qual produz milho, feijão, além de criações de porcos e galinhas. "Esta visita foi muito boa, para entendermos o que é preciso fazer para produzir com qualidade. Apesar de ter começado a receber acompanhamento desde setembro estou satisfeito com o aprendizado e já tenho vários vizinhos interessados em participar", declarou.

Há dois anos participando do programa, Isaac Pires de Souza, do Assentamento Campo Verde, em Terenos, conta que o ATER modificou a maneira como conduzia as atividades da propriedade. "Posso afirmar que o apoio dos técnicos do Senar aumentei a produtividade da minha propriedade em 100%. Trabalho com bovinocultura de corte e leite, mas estou investindo em outras fontes de produção", comentou o produtor que participa do curso de Manejo e Produção de Mandioca.

De acordo com o instrutor do Senar, Antonio Minari, o grupo é formado por produtores de Figueirão, Terenos e Rio Verde do Mato Grosso e a maioria atuava na produção de leite. "Quando visitamos as propriedades percebemos que o carro-chefe da produção era a bovinocultura de leite, em pequena escala e após ministrar uma palestra explicamos a vantagem que estes trabalhadores teriam ao investir na cultura de mandioca", explicou.

Minari conta que com apoio dos Sindicatos Rurais da região, um industrial do setor farinheiro ofereceu informações sobre o comércio da mandioca para indústrias, demonstrando interesse em adquirir a produção. "Relatamos todos os pontos positivos de trabalhar com esta cultura demonstrando a lucratividade e o menor custo, em relação a produção de leite", argumentou.

Nesta sexta-feira (23), está programada a visita de mais três grupos de pequenos produtores, que conhecerão a feira e poderão esclarecer dúvidas sobre produção de variadas culturas.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.