Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Com transição de governo, obras do quartel dos bombeiros ainda vão demorar 90 dias

Segundo o proprietário da São Braz, empreiteira responsável pela construção, o serviço entra agora numa fase de acabamento.

Flávio Paes/Região News

25 de Janeiro de 2015 - 23:50

Se não houver algum novo contratempo (burocrático, financeiro ou climático) a sede da futura guarnição do Corpo de Bombeiros de Sidrolândia deve ficar pronta dentro de 90 dias, entre o final de abril e o inicio do mês de maio. Questões burocráticas vão comprometer a previsão, feita no último dia 31 de dezembro pelo ex-governador André Puccinelli, que anunciou a conclusão das obras 30 dias depois, ou seja, no próximo dia 31.

Segundo o proprietário da São Braz, empreiteira responsável pela construção, o serviço entra agora numa fase de acabamento, que é um trabalho mais demorado. A empreiteira está na expectativa de receber o valor referente às medições feitas em dezembro. Além disso, falta terminar o processo burocrático de prorrogação do contrato da obra que venceu no último dia 18.

A construção está mobilizando 22 trabalhadores. O cronograma de execução da obra iniciada em abril, que deveria ficar pronta em dezembro, 8 meses depois de iniciada, foi prejudicado pela dificuldade de recrutar mão de obra, a chuva também prejudicou muito. O projeto de fundação inicial foi revisto e com isto, a etapa que deveria ficar pronta em 20 dias, se arrastou por três meses. Outra dificuldade é que o material utilizado é trazido de longe, a mais de 50 quilômetros de Sidrolândia.

 O quartel dos bombeiros terá 720 metros quadrados de área construída, exigindo um investimento de R$ 1,5 milhão. Prevê alojamento masculino e feminino, sala de instrução e treinamento, além da área destinada à desinfecção de ambulâncias, cozinha, hidrante, poço artesiano, banheiros, estacionamentos.  

Comandante

Durante a inauguração das casas do Altos da Figueiras, no último dia 31 de dezembro, o ex- governador André Puccinelli apresentou o futuro comandante do corpo de bombeiros de Sidrolândia e até as duas viaturas adquiridas para a guarnição que deve começar a funcionar a partir de março, quando os 15 soldados-bombeiros vão concluir o curso de formação.

Segundo o futuro comandante da guarnição, major Marcos Carneiro, 20 homens (entre graduados e soldados) vão trabalhar na unidade de Sidrolândia que contará inicialmente com uma unidade de resgate (a ser utilizada no transporte de vítimas de acidentes ou pessoas com problemas de saúde) e um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) com capacidade para armazenar cinco mil litros de água. A viatura, que custa aproximadamente R$ 475 mil, usará também espuma química para combate e controle do fogo.