Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Governo paga 13% e estuda dividir restante de aumento

Conforme estabelecido ontem em reunião, o pagamento de 13,01% será creditado no salário dos professores a partir de março.

Correio do Estado

27 de Janeiro de 2015 - 07:08

Os representantes dos professores saíram satisfeitos da primeira rodada de negociação realizada diretamente com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. No encontro da noite de ontem, o governo propôs pagar integralmente o reajuste do piso federal, de 13,01%, já a partir de março, e ainda abriu conversas para pagar até o fim do ano, de forma escalonada, a diferença porcentual que resta para atingir o aumento de 25,42%, previsto em lei sancionada em dezembro de 2013 pelo ex-governador André Puccinelli, mas que só teve validade a partir deste ano. 

Conforme estabelecido ontem em reunião, o pagamento de 13,01% será creditado no salário dos professores a partir de março, e os meses de janeiro e fevereiro serão pagos retroativamente. Números do governo do Estado dão conta de que será preciso quase R$ 13 milhões para pagar o aumento de 13%, já a Federação dos Trabalhadores de Educação em Mato Grosso do Sul (Fetems) fala em R$ 12 milhões para complementar os 25,42%.

“Esta negociação é um jogo de xadrez, em que cada dia se avança uma casa, mas nossa expectativa é de que o reajuste integral possa ser pago antes da próxima assembleia da categoria, que ocorrerá antes do início do ano letivo (previsto para o próximo dia 4)”, disse Roberto Botarelli, presidente da Fetems, depois de mais de duas horas de reunião com o governador e parte do primeiro escalão da administração estadual.

Para creditar o aumento de 13,01% na conta dos professores o mais rápido possível, o governo do Estado prometeu realizar um trabalho rápido e enviar o projeto de lei que garante o reajuste para a Assembleia Legislativa o mais rápido possível. Será um dos primeiros trabalhos dos 24 deputados da nova legislatura, que tomam posse no domingo, dia 1º. Hoje será entregue a proposta por escrito para a federação, conforme o combinado com a atual administração.