Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Facebook e Instagram ficam fora do ar para usuários nesta terça-feira

Sites e aplicativos apresentaram instabilidade e não permitiram acesso. Mensagem na página informava manutenção; bloqueio durou cerca de 1 h.

G1

27 de Janeiro de 2015 - 09:57

O Facebook e o Instagram apresentaram instabilidade e ficaram fora do ar para alguns usuários em todo o mundo na madrugada desta terça-feira (27) por cerca de uma hora. Por volta das 5h10, o acesso foi sendo normalizado. A rede social informou não ter sido alvo de um ataque. A queda, diz, foi causada por uma nova configuração de seus sistemas.

De acordo com o site "Is it down right now" (Fora do ar agora), que checa o tempo de resposta de páginas na internet, o Facebook deixou de responder por volta das 04h16 (no horário de Brasília).

Ao tentar acessar os sites pelo navegador do PC ou pelo aplicativo para smartphones e tablets, os usuários não conseguiam nem abrir a página para login. Cerca de uma hora depois do problema, a página do Facebook abria, mas o login dava erro e uma mensagem explicava que o site estava em manutenção. Só depois o login foi restabelecido.

Nenhum serviço que usa o Facebook como o Messenger, por exemplo, funcionou durante o período de instabilidade, assim como o Instagram que também não estava funcionando. Usuários reclamaram no Twitter sobre lentidão no acesso ou impossibilidade de entrar nos sites e aplicativos.

“Mais cedo nesta noite, muitas pessoas tiveram problema para acessar Facebook e Instagram. Isso não foi resultado de um ataque terceirizado, mas ocorreu depois de nós introduzirmos uma mudança que afetou nosso sistema de configuração. Nós agimos rapidamente para consertar o problema, e ambos os serviços estão de volta 100% para todos”, informou a rede social ao site “The Next Web”.

O posicionamento do Facebook é uma resposta às suspeitas de que as redes sociais foram tiradas do ar graças a um ataque hacker. Em seu perfil no Twitter, o grupo LIzard Squad afirmou na madrugada desta terça-feira (27) ter sido o responsável pela queda dos sites.

A interrupção do serviço teria sido provocada, diz, por um ataque de negação, DDoS. Também teriam sido atingidos, diz o Lizard Squad, Tinder, Hipchat e AIM.